10 álbuns lançados em 2012 que você deve escutar

terça-feira, 25 de setembro de 2012

 

Recém estamos no fim de setembro, ainda faltam 3 meses para o ano acabar. Mas uma coisa que já podemos ter certeza é que 2012 vai poder ser lembrado como um ano de ótimos lançamentos. E digo isso para todos os gêneros e subgêneros da música pesada. Esse ano várias bandas até então desconhecidas passaram a ganhar mais destaque e outras com mais anos de estrada firmaram de vez os seus nomes na indústria musical. 
A lista a seguir inclui 10 álbuns lançados esse ano que com certeza merecem uma boa audição. Alguns bem conhecidos, outros nem tanto. Dêem uma conferida na lista a seguir e opinem também nos melhores trabalhos lançados em 2012.

1. Lamb Of God - Resolution

O ano mal havia começado e o Lamb Of God já aparece com essa porrada na orelhada chamada "Resolution", 6º álbum de estúdio da banda. Hoje em dia, não há dúvidas de que o LOG é a maior banda norte-americana no momento. Isso é um fato que não está aberto a debates, sinto muito. A banda consegue ampliar cada vez mais os seus horizontes, tanto musicalmente quanto comercialmente ("Resolution" foi um sucesso de vendas nos EUA). Aqui a banda elevou seu Groove Metal/NWOAM a um novo nível, trazendo uma série de novas influências para seu som, mas sem deixar de perder suas principais características, além de sua exímia técnica. Infelizmente, a banda deu uma parada nas atividades em julho, quando o vocalista Randy Blythe foi preso na República Tcheca acusado de ser responsável pela morte de um fã num show em Praga dois anos antes. Mas a banda já está retomando suas atividades e deve retornar a estrada até o final do ano. 



2. Les Discrets - Ariettes Oubliées


Eu fico surpreso toda vez que as pessoas falam que não conhecem bandas francesas de rock e metal. Existem sim inúmeras bandas boas na França! E o Les Discrets é uma das melhores. A banda é formada por integrantes do Alcest e do Amesoeurs (outras duas grandes bandas francesas) e é liderada pelo multi-instrumentista Fursy Teyssier. O álbum em questão, "Ariettes Oubliées", é o segundo da discografia da banda, além de representar uma enorme evolução para o som produzido inicialmente. O que temos aqui é um Post-Metal/Shoegaze incrivelmente melancólico, com algumas passagens acústicas e uma pequena influência de Black Metal. Altamente recomendado para quem procura conhecer alguma banda que faz um som bem diferente.



3. Diablo Swing Orchestra - Pandora's Piñata


Se tem uma banda que conseguiu fazer algo totalmente inovador e tornar-se única em meio a tudo que podemos encontrar hoje em dia no mundo da música, essa banda é o Diablo Swing Orchestra. Essa banda sueca chegou ao seu terceiro full length, "Pandora's Piñata", trazendo mais do seu Avant-Garde Metal repleto de influências de Dark Cabaret. Aqui eles consolidaram de vez a sonoridade que apresentaram no também genial "Sing Along The Songs For The Damned & Delirious". A própria formação da banda é algo pouco usual, com 8 músicos incluindo violoncelo, trombone e trompeta, além vocais masculino e feminino. O resultado é algo totalmente burlesco com uma pegada bem metal. Mais um álbum recomendado para quem busca algo totalmente novo. 



4. Anneke Van Giersbergen - Everything Is Changing

Anneke Van Giersbergen é conhecida internacionalmente pelo seu trabalho com o The Gathering. Mas desde que saiu da banda, ela vem produzindo álbuns que não tem nada a ver com sua antiga banda. E em "Everything Is Changing" a cantora holandesa fez o seu trabalho mais acessível até o momento. Esse álbum não é recomendado para quem tem uma mente fechada, visto que ele tem sim uma sonoridade muito pop. Mas nem por isso deixa de ter belas composições embaladas pelas encantadores linhas vocais de Anneke. Pode-se considerar também seu melhor trabalho pós-The Gathering, considerando a qualidade das canções. O álbum possui muitas baladas também, além de outras músicas com uma pegada mais pop rock e algumas passagens eletrônicas. 



5. Soulfly - Enslaved

Foi-se o tempo em que os fãs mais radicais tinham um problema em aceitar os trabalhos de Max Cavalera após sua saída do Sepultura. Apesar disso, muita gente ainda acha que o Soulfly faz algo próximo ao Nu Metal, mas é um grave erro acreditar nisso. O novo álbum da banda, "Enslaved", é certamente o álbum mais brutal que Max já gravou, mesmo considerando os trabalhos mais antigos do Sepultura. O que escutamos em "Enslaved" é uma banda claramente influenciada por Death Metal das antigas, com ótimas linhas de guitarra por parte de Marc Rizzo.  O álbum ainda conta com participações especiais de integrantes do Coal Chamber, Cattle Decapitation, Asesino e dos filhos de Max. Pra escutar no volume máximo!



6. Anathema - Weather System


Nós já havíamos comentando  em um post anterior o quanto a música do Anathema havia mudado com o passar dos anos. Em "Weather Systems" a banda dá continuidade ao rock atmosférico que vem fazendo recentemente. O álbum é repleto de belas melodias e passagens acústicas muito bem trabalhadas. Além disso, temos ótimos momentos em que Vincent Cavanagh alterna os vocais com Lee Douglas, como na épica "The Storm Before The Calm", certamente a melhor faixa do álbum. Para quem não conhece muito bem o Anathema, é um ótimo álbum para conhecer o que a banda vem produzindo hoje em dia.



7. The Agonist - Prisoners


Finalmente saiu o tão aguardado terceiro álbum de estúdio dos canadenses do The Agonist. Em "Prisoners", a banda está mais pesada do que nunca, além de manter toda a técnica já característica de seus álbuns passados. Uma coisa que eu não consigo entender é por que as pessoas tentam relacionar o nome da banda ao Metalcore, pois você não encontra nem ao menos um clichê desse gênero na música do The Agonist. Esse álbum possui muito mais influências de Death Metal, na verdade. Impossível não destacar também as ótimas linhas vocais da bela Alissa White-Gluz, que vai do mais assustador gutural até um vocal clean.




8. Burzum - Umskiptar


Nunca é fácil falar do Burzum, especialmente depois que Varg Vikernes saiu da cadeia e seus 4 álbuns lançados após isso dividiram muitos fãs. Na minha opinião, esse é o melhor trabalho de Varg após seu retorno. A produção ainda continua tosca e som lembra um pouco os trabalhos mais antigos dele. Mas aqui a sonoridade traz algumas influências mais gritantes de folk, uma vez que o álbum foi todo inspirado em um poema nórdico chamado Völuspá. Esse poema aborda a criação do mundo segundo a mitologia nórdica, e apesar de não entender uma palavra sequer em norueguês, nota-se que musicalmente Varg conseguiu dar vida a essa lenda escandinava.



9. Edgecrusher - Damagemaker


Certamente vai ter muito marmanjo falando que o melhor desse álbum é a capa. Mas o Edgecrusher é uma banda que realmente merece ser ouvida, apesar de ser extremamente desconhecida ainda. A banda vem da Russia e faz um som com base no Groove Metal, uma sonoridade bem moderna, mas ainda assim bem longe de ser algo comercialmente acessível. "Damagemaker" é o álbum de estréia da banda e eles está totalmente disponível para download gratuito na página do Edgecrusher no BandCamp. Pra quem curte um som mais direto, com riffs influênciados por metal tradicional e ainda assim com uma pegada mais moderna, é um ótima banda para se conhecer.



10. Tying Tiffany - Dark Days, White Nights


Para encerrar a lista, trago até vocês a também pouco conhecida Tying Tiffany, uma cantora italiana que esse ano lançou seu quarto álbum de estúdio. Conheci o trabalho dela há pouco tempo, e apesar de seu som não ter nada a ver com Metal, achei interessante incluí-la na lista. Tying Tiffany faz um som totalmente único que mistura elementos de Shoegaze, Goth Rock, Electroclash e Synthpunk. Nota-se também uma clara influência de Post-Punk dos anos 80 em suas músicas. Suas composições são realmente excelentes, além de suas linhas vocais que são fenomenais. É bem acessível para todos os gostos e eu realmente acho que vocês deveriam conhecer melhor o trabalho dessa italiana que vem ganhando cada vez mais espaço na cena underground européia. 



Vá até nossa página no facebook e diga você também quais seus álbuns favoritos de 2012 até agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário