Devin Townsend Band e o retorno do SYL

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Em 2003, o Strapping Young Lad finalmente estava de volta com mais um álbum de inéditas. O novo trabalho, simplesmente intitulado com o nome da própria banda, trás um SYL totalmente renovado em comparação aos dois primeiros trabalhos. Segundo Devin, o álbum é uma resposta aos atentados de 11 de setembro, uma trilha-sonora para esse evento trágico. A partir desse álbum, o SYL passaria a deixar cada vez mais de lado suas influências de Industrial, partindo para uma sonoridade mais Death Metal.


Apesar de não ser tão bom quanto “City”, o álbum é repleto de ótimas canções, como “Rape Song” e “Consequence”. Temos também brutalmente técnica “Aftermath”, um clássico do Strapping Young Lad, e “Relentless”, escolhida como single de divulgação. As letras do álbum são todas baseadas em medo e insegurança, enquanto a sonoridade teve como principal influência o álbum “Passage”, do Samael. Esse foi também o primeiro álbum do SYL a figurar nas paradas da Billboard, alcançando o 97º lugar na lista de Heatseekers (artistas que estão estreiando na parada norte-americana). 


Paralelamente a esse lançamento do SYL, Devin formou uma banda permanente para gravar seus trabalhos solos. A banda foi batizada como Devin Townsend Band e contava com Brian Waddell (guitarra), Mike Young (baixo), Ryan Van Poederooyen (bateria) eDave Young (teclado). Em 2003, lançaram “Accelerated Evolution”, um álbum que é totalmente o oposto do então lançamento do SYL. Esse álbum conta com uma abordagem mais comercial, mas ainda assim bem pesado. No geral, o álbum tem momentos mais acessíveis, como no single “Storm”, músicas mais progressivas, como “Deadhead”, e passagens mais influenciadas por rock 'n' roll tradicional, como “Slow Me Down”. É um grande álbum que acrescentou muito a carreira de Devin. Uma edição especial do álbum inclui músicas do chamado Project EKO, são 3 faixas de música eletrônica produzidas por Devin.


Em 2004, o Strapping Young Lad lançaria seu primeiro DVD: “For Those Aboot To Rock: Live At The Commodore”. O que vemos nesse DVD é uma banda magnífica nos palcos, literalmente quebrando tudo! Esse trabalho é obrigatório para qualquer fã de SYL, contendo, além do show, entrevistas e clips. A produção e edição do DVD é outro fator impecável nesse registro. Ainda em 2004, Devin lança um álbum de música ambiente/soundscape, chamado “DevLab”, que consiste em 15 faixas sem título. 



O Strapping Young Lad lança mais um novo trabalho em 2005, chamado “Alien”, onde a banda buscou ser ainda mais pesada que no álbum anterior. “Alien” é um álbum excelente, extremamente técnico e pesado do início ao fim. Um dos maiores hits da banda está nesse álbum, “Love”, que ganhou um vídeoclip totalmente inspirado no filme Evil Dead. O álbum ainda conta com as seminais “Skeksis”, “Shine”, “Zen” e “Two Weeks”, a única música que quebra o clima tenso que permeia o álbum inteiro. 



Em 2006, Devin tinha muito material para lançar. A começar pelo novo álbum da Devin Townsend Band, chamado “Synchestra”. Esse álbum segue basicamente a mesma linha de seu anterior, com a diferença que acrescentou sonoridades novas com influências de polka, folk e música do Oriente Médio. A faixa “Triumph” conta a participação especial de Steve Vai. Temos também “Vampira”, que ganhou um clip hilário como música de divulgação do álbum. Outras grandes canções incluem “Gaia”, “Pixillate” e a pop metal “Sunshine And Hapiness”. 


Uma edição especial de “Synchestra” ainda conta com um DVD bônus chamado “Safe Zone”, com uma performance da banda em estúdio no ano de 2003.


O quinto e último álbum do Strapping Young Lad também foi lançado em 2006, “The New Black”. Esse álbum é considerado como mais um clássico absoluto da banda e fecha com chave de ouro a carreira do projeto mais caótico de Devin. “The New Black” é um dos álbuns mais bem sucedidos comercialmente de Devin, além de ter uma sonoridade mais experimental. Temos também as tradicionais faixas pesadas que espera-se do SYL, como “Wrong Side”, “You Suck” e a fenomenal faixa-título. Mas também podemos encontrar canções mais acessíveis como “Fucker” ou as experimentais “Hope” e “Antiproduct”. 


Outro fato interessante desse álbum é o fato dele conter a primeira e única gravação em estúdio da canção “Far Beyond Metal”, que já havia sido lançado nos trabalhos ao vivo que o SYL lançou anteriormente. A música em questão, é uma sátira aos clichês do metal tradicional e conta com a participação especial de Oderus Urungus, do GWAR. Não há como negar, o destaque principal de “The New Black” é certamente a épica “Almost Again” que ganhou um belíssimo clip que, praticamente, marca o fim da carreira do SYL.


A turnê de divulgação de “The New Black” passou por diversos festivais europeus, como o Download Festival e Rock Am Ring/Rock In Park, além de uma participação no Ozzfest americano, mostrando que o SYL havia chegado em um novo patamar. O show no Download Festival foi gravado para posterior lançamento em DVD.


Ainda em 2006, Devin lançaria mais um álbum solo de ambient/soudscape, chamado “The Hummer”. Daqui em diante, sua carreira nunca mais seria a mesma, como veremos nos posts seguintes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário