Greetings humans, I'm Ziltoid...

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Após a turnê de divulgação de “The New Black”, Devin Townsend passou a repensar sobre o que ele realmente queria para sua carreira. Na época, o músico havia acabado de tornar-se pai e largou as drogas e o álcool. O contrato que havia assinado com a Century Media em 1994 havia estabelecido que ele deveria gravar 5 álbuns com o Strapping Young Lad, sendo “The New Black” o último desse contrato.


Rumores começaram a surgir em 2007 de que a banda estaria encerrando atividades, mas Gene Hoglan desmentiu tudo alegando que a banda deveria continuar e gravar novos trabalhos. Certo tempo depois, foi lançado o EP “C:Enter###”, contendo uma faixa instrumental inédita, um cover do Melvis para a música “Zodiac” (ambas gravadas na mesma época do “The New Black”) e duas faixas ao vivo. Foram vendidas apenas 500 cópias desse EP, todas numeradas a mão. 


Alguns meses depois, ao anunciar seu próximo lançamento solo, Devin confirmou que estava acabando com o Strapping Young Lad e a Devin Townsend Band, pois estava cansado de sair em turnê e queria dedicar mais tempo a família. Devin já havia estabelecido sua carreira como produtor nessa época, trabalhando com bandas como Lamb Of God, GWAR, Soilwork e várias outras. Além do trabalho como produtor, Devin também anunciou que todos os seus próximos trabalhos seriam lançados através de seu próprio selo, a HevyDevy Records.
O Strapping Young Lad ainda lançaria “1994-2006 Chaos Years”, em 2008, que consiste em um CD com as melhores músicas da banda e um DVD com a apresentação no Download Festival, em 2006, outras gravações raras ao vivo e todos os seus videoclips.


Mas o grande marco de 2007 certamente foi o lançamento da maior obra-prima de Devin Townsend: “Ziltoid The Omniscient”. O álbum é uma paródia que Devin fez sobre si mesmo, contando a história de um alienígena que vem a terra em busca do melhor café do universo. É um trabalho absurdamente épico, praticamente um apanhado de tudo que Devin fez ao longo da carreira em um único álbum. Devin gravou o álbum inteiramente sozinho em seu próprio estúdio, gravando as guitarras, baixo, teclados e as baterias que foram feitas através do software EZ Drummer, com a expansão Drumkit From Hell. As únicas participações especiais são de amigos de Devin que gravaram algumas narrações.




Não há como negar que, musicalmente, esse é talvez o melhor álbum solo de Devin Townsend. Faixas épicas como “By Your Command”, outras mais rápidas como “Ziltoidia Attaxx!”, a pop “Hyperdrive” e tantas outras comprovam isso. Particularmente, “Solar Winds” é, de longe, minha favorita do álbum.


Devin voltou aos poucos anos depois, o que veio a comprovar toda a grandiosidade e aceitação desse trabalho por parte dos fãs. Músicas como “By Your Command”, “Color Your World” e “The Greys” geralmente estão em seu repertório. Ziltoid tornou-se tão famoso entre os fãs de Devin que até mesmo uma marionete dele está a venda em seu site oficial. Entrevistas já foram feitas com Ziltoid ao lado de Devin através de animações, para vocês terem uma ideia.


“Ziltoid The Omniscient” só foi inteiramente executado ao vivo em uma única ocasião, no festival finlandês Tuska Open Air, em 2010. Vídeo do duelo de guitarra entre Devin e Ziltoid no Tuska:


Atualmente, Devin planeja criar a ZTV, um programa de entrevistas com bandas onde Ziltoid seria o apresentador. Uma continuação para o álbum também deve ser produzida em breve, sob o título provisório de “Z²”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário