Iron Maiden: há 25 anos fazendo história em Donington

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


O Iron Maiden anunciou essa semana que estará retornando a Donington Park no ano que vem, onde vai ser a atração principal de uma das 3 noites do festival inglês Download Festival. Essa vai ser a 5ª vez que a banda vai se apresentar como headliner no local, sendo as duas primeiras vezes no lendário Monsters Of Rock (em 1988 e 1992) e as duas seguintes no Download Festival (2003 e 2007).
Atualmente, a banda está em uma turnê chamada Maiden England, onde o palco é uma recriação do mesmo usado na primeira apresentação em Donington, quando estava divulgado “Seventh Son Of A Seventh Son”. Sendo assim, essa será uma apresentação realmente marcante na carreira da banda, exatamente 25 anos após esse show histórico que marca o maior recorde de público do local.
Nesse post, vamos comentar a respeito dos shows anteriores da banda nos dois festivais que realizados em Donington.


Monsters Of Rock 1988


Muito antes do surgimento e da popularização do Wacken Open Air, a Meca da música pesada era Donington Park, que recebeu o Monsters Of Rock entre os anos de 1980 a 1996. O festival era um sucesso de público nos anos 80, recebendo em seu palco bandas como AC/DC, Rainbow, Whitesnake, Metallica e vários outros gigantes da época. A estréia do Maiden no festival ocorreu no ano de 1988, quando divulgava o clássico “Seventh Son Of A Seventh Son”, álbum que ocupou o primeiro lugar das paradas britânicas naquele ano e fez o Maiden ocupar o cargo de atração principal do Monster Of Rock. Completando o casting do festival, apresentaram-se também Kiss, David Lee Roth, Megadeth, Guns N' Roses e Helloween. Essa apresentação foi um marco na carreira do Maiden, tornando-se a maior platéia para qual a banda já se apresentou na Inglaterra. É considerado também o maior recorde de público de Donington, 107 mil pessoas estavam presentes. 


No repertório, vários clássicos do Maiden dos anos 80, com direito a todo o cenário da turnê que está sendo revivida atualmente, com as geleiras e o clássico Eddie segurando um feto como na capa do álbum divulgado na época. Diversas gravações desse show foram aparecendo com os anos, sendo a mais famosa delas o CD “BBC Archives”, que faz parte do boxed-set de edição limitada “Eddie Archives”, lançado em 2002. Apesar da boa qualidade de áudio, o show não está completo nesse registro. Mas diversos bootlegs podem ser facilmente encontrados na internet com o show completo, só que com uma qualidade bem inferior ao material em “BBC Archives”. O mais famoso desses bootlegs chama-se "Metal In The Park", peça obrigatória para qualquer colecionador de raridades da banda. Alguns vídeos amadores também apareceram pelo You Tube nos últimos anos, mas também não possuem uma boa qualidade de áudio e imagem, sendo valorizados mais pelo seu valor histórico.


Infelizmente, o show em Donington também é marcado por um evento muito triste: durante a apresentação do Guns dois jovens morreram, supostamente foram ao chão devido ao barro e logo depois pisoteados por outras pessoas. Esse acontecimento resultou no cancelamento do festival no ano seguinte, além de ter sido também um dos motivos por Adrian Smith ter afastado-se do Maiden dois anos mais tarde.

Set list:
Moonchild
The Evil That Men Do
The Prisoner
Wrathchild
Infinite Dreams
The Trooper
Can I Play With Madness
Heaven Can Wait
Wasted Years
The Clairvoyant
Seventh Son Of A Seventh Son
The Number Of The Beast
Hallowed Be Thy Name
Iron Maiden
Run To The Hills
22 Acacia Avenue
2 Minutes To Midnight
Running Free
Sanctuary

O videoclip de "The Clairvoyant" foi filmado durante o festival:
 

 O vídeo a seguir é uma compilação de várias imagens desse show. Possivelmente o mais completo encontrado pela web:
 



Monsters Of Rock 1992


Quatro anos após sua marcante estreia no festival, o Maiden retornou a Donington, mais uma vez como atração principal do Monsters Of Rock. Mais uma vez a banda estava no festival divulgando um álbum que estava em primeiro lugar nas paradas britânicas, “Fear Of The Dark”. Cerca de 80 mil pessoas assistiram esse concerto que foi gravado e lançado em CD e VHS alguns anos depois. As bandas de abertura foram o Skid Row (que vivia seu auge com “Slave To The Grind”), Thunder, Slayer (primeiro show do baterista Paul Bostaph com a banda), WASP (que havia acabado de lançar o fenomenal “The Crimson Idol”) e o The Almighty. O festival também contou com cobertura da MTV, que entrevistou várias bandas nos bastidores do evento. 


Naquele ano, quem estava ao lado de Dave Murray nas guitarras era Janick Gers, que havia entrado para a banda dois anos antes. Mas pensando em fazer algo especial nessa apresentação, o Maiden convidou Adrian Smith para juntar-se a eles no palco na última canção do repertório, “Running Free”. Sendo assim, essa foi a primeira vez que o atual trio de guitarristas do Maiden esteve junto no mesmo palco, um grande marco na carreira do Maiden.


O registro do show, “Live At Donington”, foi inicialmente lançado em vinil e CD duplo numa edição limitada cuja capa era simplesmente seu título e o logo da banda em um fundo branco. Na edição relançada em 1998 a capa foi trocada para a arte que estava no cartaz do evento, com um Eddie realmente grotesco e assustador. Um VHS foi lançado também, em 1994, com o show na íntegra, e possivelmente deve ser relançado em DVD nos próximos anos. Esse vídeo, por sinal, diverge opiniões entre os maidenmaníacos devido a sua edição que contém algumas cenas em preto e branco que, em alguns momentos, parecem tirar um pouco da emoção do espetáculo.

Set list:
Be Quick Or Be Dead
The Number Of The Beast
Wrathchild
From Here To Eternity
Can I Play With Madness
Wasting Love
Tailgunner
The Evil That Men Do
Afraid To Shoot Stragers
Fear Of The Dark
Bring Your Daughter... To The Slaughter
The Clairvoyant
Heaven Can Wait
Run To The Hills
2 Minutes To Midnight
Iron Maiden
Hallowed Be Thy Name
The Trooper
Sanctuary
Running Free

"Running Free" com Adrian Smith:


The Evil That Men Do:


MTV Headbanger's Ball especial Monsters Of Rock 1992 (em duas partes):




Download Festival 2003


Demorou 11 anos para o Maiden apresentar-se novamente em Castle Donington. Nesse meio tempo, Bruce Dickinson havia saído e voltou anos depois, trazendo de volta Adrian Smith consigo. O Monsters Of Rock também não estava mais sendo realizado no local, sua última edição foi em 1996, onde contou com o Kiss como headliner, além da apresentação histórica do Sepultura como um trio, quando Dana, enteado de Max Cavalera, havia sido assassinado. A turnê do Maiden pelo verão europeu de 2003 recebeu o nome de “Give Me Ed... 'Til I'm Dead” e precedeu o lançamento do álbum “Dance Of Death”. O novo festival chamava-se Download Festival, e nesse ano contou também com Marilyn Manson, Ministry, Murderdolls, Sepultura, HIM e várias outras bandas divididas em dois palcos nos dois dias do festival. 


O repertório incluía clássicos de todas as épocas do Maiden, além da até então inédita “Wildest Dreams”. Inclusive, foi durante o show que foi anunciado que o nome do novo álbum seria “Dance Of Death”. O palco era um espetáculo a parte, com imagens de Eddie em suas mais diversas encarnações, com direito a um 666 luminoso em “The Number Of The Beast”, um Eddie caracterizado como na capa da coletânea de “Edward The Great” e um 'big Eddie' do “Visions Of The Beast” que ganhava vida com um cérebro que era implantado em seu crânio. 


Registros desse show são raros, havendo apenas um bootleg chamado “Wildest Dreams Of Donington”. Não se tem conhecimento a respeito de registros em vídeo dessa apresentação, o que é uma pena, levando em conta o excelente repertório e produção de palco que a banda teve nessa turnê.

Set list:
The Number Of The Beast
The Trooper
Die With Your Boots On
Revelations
Hallowed Be Thy Name
22 Acacia Avenue
Wildest Dreams
The Wicker Man
Brave New World
The Clansman
The Clairvoyant
Heaven Can Wait
Fear Of The Dark
Iron Maiden
Bring Your Daughter... To The Slaughter
2 Minutes To Midnight
Run To The Hills

"The Clansman" - áudio do bootleg "Wildest Dreams Of Donington":

Como não existem registros em vídeo do show de Donington, segue um vídeo do mesmo ano no festival alemão Rock Am Ring, para quem deseja dar uma conferida em como era a produção de palco da banda na turnê "Give Me Ed... 'Til I'm Dead" (show completo):



Download Festival 2007


A mais recente apresentação do Maiden em Donington aconteceu no ano de 2007, durante a turnê “A Matter Of The Beast”. Na ocasião, a banda estava divulgando o álbum “A Matter Of Life And Death”, além de celebrar os 25 anos do clássico “The Number Of The Beast”. O Download Festival havia crescido desde sua primeira edição em 2003 e agora contava com inúmeras bandas em 3 dias de festivais, tocando em 3 palcos. No mesmo dia do Maiden, aconteceram apresentações de outras bandas como Evanescence (com uma Amy Lee bêbada e empolgada por estar abrindo para a troupe do Mr. Harris), Killswitch Engage, Lamb Of God (que fez uma apresentação apoteótica presente em seu DVD “Walk With Me In Hell”), Mastodon, dentre outros. 


O show foi transmitido online no próprio site do festival, fazendo com que seja bem fácil de achar gravações dele por aí. A banda também havia anunciado que esse show seria gravado para um futuro lançamento em DVD, o que não aconteceu até hoje, apesar do produtor Kevin Shirley confirmar que o material já está pronto. Muitos suspeitam que o lançamento não ocorreu e nem deve ocorrer por uma série de pequenos erros na apresentação, como o tombo de Bruce em “Wrathchild” e a intro de “The Number Of The Beast” que não entrou na hora certa. Mesmo assim, o concerto foi fenomenal, contando também com um Dave Murray tão empolgado que destruiu sua guitarra ao fim da canção “Iron Maiden”. 


Como foi dito, nessa turnê o Maiden estava divulgando “A Matter Of Life And Death”, que dessa vez não foi tocado na íntegra como no início da turnê. Um fato engraçado a respeito disso, é que Bruce proclamou palavras bem 'gentis' em homenagem a Sharon Osbourne ao anunciar a canção “These Colours Don't Run”. Para quem não sabe, ele referiu-se ao incidente do Ozzfest em 2005, quando Sharon contratou pessoas para atirarem ovos no Maiden após Brucer ter soltado algumas indiretas para Ozzy durante o festival. O resto do repertório, no geral, é formado por clássicos da banda, incluindo 4 músicas de “The Number Of The Beast”, apesar da banda ter anunciado antes da turnê que seriam tocadas 5 músicas do álbum em comemoração aos seus 25 anos.

Set list:
Different World
These Colours Don't Run
Brighter Than A Thousand Suns
Wrathchild
The Trooper
Children Of The Damned
The Reincarnation Of Benjamin Breeg
For The Greater Good Of God
The Number Of The Beast
Fear Of The Dark
Run To The Hills
Iron Maiden
2 Minutes To Midnight
The Evil That Men Do
Hallowed Be Thy Name

These Colours Don't Run:

"Wrathchil" com direito a queda do Bruce durante o solo:

Children Of The Damned:

Como vocês podem conferir, o Iron Maiden já tem uma relação histórica com Donington Park. Sendo assim, já podemos imaginar o quão importante esse show vai ser para a banda. Vale lembrar também que durante a turnê “Somewhere Back In Time”, o único show na Inglaterra (realizado no Twickenham Stadium, em Londres) foi também o único que contou com a produção completa do palco. Talvez o Maiden acabe fazendo isso de novo, trazendo um dos maiores espetáculos já vistos em Donington nesses 33 anos de festivais. O próprio repertório, apesar de muitos acreditarem que ele poderia ser melhor, está magnífico! Mas claro, o Maiden é o tipo de banda que nunca agrada a todos, sempre tem fã achando que dá pra fazer um repertório melhor. E é por isso que eles são a melhor banda de Heavy Metal de todos os tempos, pois são os únicos que tem dezenas de clássicos adorados por todo maidenmaníaco e muitos deles sequer já foram tocados ao vivo. Vida longa ao Maiden!


...e vale lembrar que ano que vem a "Maiden England World Tour" vai passar pelo Brasil também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário