O início da carreira de Devin Townsend

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Muita gente já deve ter ouvido falar daquele velho ditado que diz que entre a genialidade e a loucura existe uma tênue linha. Bons exemplos disso foram vistos através da história. O que dizer, por exemplo, de um médico alemão nunca curou nenhum paciente e que receitava aos mesmos o uso de cocaína? Pois é, por mais estranho que isso pareça, esse sujeito recebeu o singelo apelido de Freud e suas teorias revolucionaram os estudos da psicologia, dando origem ao que hoje conhecemos como psicanálise. Esse é apenas um exemplo que me vem a mente nesse momento, poderíamos citar diversos outros.
Uma coisa é fato: a fama de tal ditado é inversamente proporcional a fama de um certo canadense chamado Devin Townsend. Para quem não sabe, Devin é um músico que obteve um certo reconhecimento através da banda Strapping Young Lad. Mas não é só esse projeto de Devin que merece tamanho reconhecimento dentre os fãs de música pesada. Portanto, vamos falar um pouco sobre os trabalhos desenvolvidos por ele e descobrir o que Devin vem fazendo ao longo de sua carreira.

Sex & Religion: O início


Pode-se dizer que a carreira de Devin como profissional começou no curto período de tempo a qual integrou a banda Caustic Thought. Devin fez parte da banda durante alguns meses apenas, entre 1992 e 1993, ironicamente substituindo Jed Simon, que mais tarde estaria ao seu lado no Strapping Young Lad. Acabou saindo da banda para criar sua própria música, sob o nome de Noisescapes. Devin gravou várias demos sob esse nome e uma delas acabou caindo nas mãos de ninguém menos que Steve Vai, que na época procurava por grupo de grandes músicos para gravar seu próximo álbum. Steve convidou Devin para cantar em seu álbum. O resultado foi o brilhante álbum “Sex & Religion” (lançado em 1993), que conta, inclusive, com algumas composições de Devin em parceria com Steve. Logo depois a banda saiu em turnê, mas as coisas não iam bem. Cada integrante tinha um objetivo diferente para sua carreira musical, inclusive Devin. Steve Vai optou por desfazer essa line-up e Devin tomou novos rumos em sua carreira.


Uma curiosidade envolvendo esse álbum, é que ao gravar a faixa-título, Devin forçou tanto a si mesmo na gravação dos vocais que acabou desmaiando ao final da gravação. O fato ainda foi gravado e é a intro da canção seguinte no álbum, "Dirty Black Hole", onde podemos escutar Devin falando que machucou seu cérebro e que não está sentindo seus dedos...


Em 1994, Devin foi convidado por Jason Newsted para ser guitarrista do projeto que ele pretendia desenvolver enquanto o Metallica tirava férias, o IR8. Completando o power trio, Tom Hunting, do Exodus
Juntos, gravaram uma demo de 3 músicas apenas, onde apresentavam um thrash metal agressivo e sujo. A demo tornou-se uma raridade, e só seria comercializada de forma mais abrangente em 2003, quando foi lançada na forma de um split contendo também a demo do Sexoturica (um outro projeto de Jason, muito semelhante ao IR8, mas com Andréas Kisser, do Sepultura, no lugar de Devin). Recentemente, Devin revelou em uma entrevista que o projeto não deu certo depois de uma situação inusitada entre ele e Jason. Ambos haviam tomado ácido e Devin “agiu de forma estranha” com Jason, o que supostamente acabou com a amizade de ambos. Era o alter-ego lunático de Devin, começando a se manifestar.



Ainda em 1994, Devin teve uma passagem rápida pela banda The Wildhearts, assumindo o posto de guitarrista em algumas apresentações pelo verão europeu. 



A história de toda a carreira de Devin Townsend continua ainda hoje no All That Metal. No próximo post, vamos falar sobre o surgimento de sua criação mais famosa: o Strapping Young Lad!

Nenhum comentário:

Postar um comentário