Review de CD: Devin Townsend Project - Epicloud

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Enfim, chegou o dia do lançamento oficial de “Epicloud”, novo álbum do Devin Townsend Project. Inicialmente, o DTP foi criado com a finalidade lançar apenas 4 álbuns entre 2009 e 2011, mas Devin gostou tanto do nome que optou por seguir utilizado ele. “Epicloud” é um álbum em que podemos notar toda a evolução do canadense como músico e compositor, acrescentando novas influências ao seu trabalho. Quem já conhece o trabalho de Devin, sabe muito bem que todo lançamento dele é totalmente único e incomparável com os anteriores. Nesse caso não é diferente, “Epicloud” é dotado de uma sonoridade totalmente única. Ao longo da audição, encontramos canções épicas, baladas e músicas com uma levada mais progressiva. Assim como no álbum “Addicted”, temos mais uma vez a participação da holandesa Anneke Van Giersbergen (The Gathering, Agua de Annique), que leva as canções a um nível ainda maior com sua voz magnífica.


O álbum abre com uma intro cantada por um coral gospel, chamada “Effervescent!”, que por sua vez desemboca em “True North”, uma canção poderosa que já nos dá uma boa ideia do que está por vir. “Lucky Animals”, primeiro single do álbum, vem logo a seguir com seu refrão grudento, além de um clima bem animado que segue em “Liberation”, possivelmente a música com os coros mais belos de todo o álbum. Logo depois, temos “Where We Belong”, primeira balada do álbum, uma canção que podemos apontar como uma das melhores que Devin já compôs até hoje. “Save Our Now” vem logo a seguir com uma levada mais pop e excelentes linhas vocais de Anneke.
O que vem depois é uma regravação da canção “Kingdom”, originalmente lançada no álbum “Physicist”, e aqui adquiriu uma abordagem mais épica com backing vocals de Anneke, ficando totalmente superior a versão original. Devin nunca ficou satisfeito com o resultado final de “Physicist”, lançado no ano 2000, e tem planos de regravar outras músicas daquele álbum. “Divine” é outra balada, mas com um clima bem diferente de “Where We Belong”, bem mais tranquila com apenas Devin cantando e tocando guitarra. A canção “Grace” começa com belíssimas melodias acústicas e Anneke cantando, para depois ficar mais pesada e repleta de coros espetaculares. É, com certeza, um dos pontos altos do álbum. “More” é canção mais rápida e com momentos mais pesados, mais uma vez contando com a participação decisiva de Anneke. É impressionante notar como o vocal de Devin e Anneke funcionam bem juntos não só nessa faixa, mas no álbum inteiro, certamente um dos destaques desse trabalho.
A curta vinheta acústica “Lessons” nos leva a sensacional “Hold On”, música que certamente possui as melodias e linhas vocais mais agradáveis do álbum inteiro. O álbum é finalizado com a excelente “Angel”, que pode-se considerar uma grande resumo da obra toda, alternando entre riffs bem trabalhados, coros épicos e excelentes linhas vocais de Anneke novamente. Impossível não destacar também o coral gospel atuando novamente no encerramento do álbum.
“Epicloud” foi composto, na verdade, para ser um álbum duplo, o que acabou não acontecendo literalmente por questões de orçamento. A própria questão de tempo para lançar o álbum também influenciou nisso, quem acompanhou o twitter oficial de Devin nos últimos meses pode notar que ele quase enloqueceu durante o próximo de mixagem desse álbum. Mas o trabalho valeu a pena, uma vez que a própria produção e mixagem do álbum são dois destaques desse trabalho, pois mesmo em meio a passagens épicas com corais, você ainda pode escutar perfeitamente cada instrumento. Para não deixar de fora o material que não está incluso no álbum, “Epicloud” conta com um CD bônus que inclui 10 faixas sem mixagem. São canções que seguem a mesma linha do primeiro CD, com destaques para faixas como “Quietus”, “Love Tonight” e “The Mind Wasp”. Vale a pena dar uma conferida também em “Heartwave”, com uma pegada bem rock clássico dos anos 50 e 60.
Considerando tudo isso, “Epicloud” é um trabalho obrigatório para todo fã dos trabalhos de Devin e um ótimo começo para quem ainda não conhece sua música. É um álbum bem mais acessível em certos momentos, o que não tira de forma alguma toda sua genealidade. Assim como qualquer outro trabalho de Devin, é recomendado escutar com uma mente aberta para novas sonoridades, uma vez que é quase impossível rotular o trabalho de Devin.

Nota: 4,5

ATENÇÃO: a minha intenção em reviews é sempre postar os vídeos de algumas faixas do álbum que é feito um review. Mas dessa vez não vai ser possível, graças ao fato de que a Century Media retirou todos os vídeos do novo álbum do DTP do YouTube. Sim! É a mesma gravadora que eu relatei, em outro post, estar processando fãs de Lacuna Coil e Iced Earth por downloads ilegais. Mas vocês ainda podem escutar o álbum inteiro clicando aqui! De qualquer forma, segue alguns vídeos oficiais postados pelo próprio Devin...

Lucky Animals:

Gravação de Epicloud:

Teaser - Effervescent!:

Nenhum comentário:

Postar um comentário