Review de CD: Emilie Autum – Fight Like A Girl

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estreiando a sessão de reviews de álbuns, temos uma artista que não faz exatamente o tipo de som abordado aqui no blog, mas que está intimamente ligada ao mesmo. Estamos falando de Emilie Autumn, que ficou conhecida por fazer um som totalmente único misturando Industrial, Música Erudita e Dark Cabaret. “Fight Like A Girl” é o segundo álbum dela seguindo esse tipo de sonoridade. Aqui podemos notar uma evolução natural em suas composições, reforçando ainda mais os experimentalismos explorados no álbum anterior, o seminal “Opheliac”.


“Fight Like A Girl” é inspirado, em grande parte, no livro publicado por Emilie em 2009, “The Asylum For Wayward Victorian Girls”. O livro contém crônicas ilustradas contando os relatos de uma jovem chamada Emily em um hospital psiquiátrico. Todo ele é baseado em fatos reais que supostamente ocorreram com a própria Emilie.
O álbum abre com a faixa-título, que muito difere do resto do álbum com um clima mais animado. No geral, o álbum é repleto de momentos tensos como em “Time For Tea”, “Take The Pill” e “We Want Them Young”. Nota-se também que, ao contrário de “Opheliac”, não há tantas partes de violino tocadas por Emilie. Outro destaque é a própria performance vocal de Emilie, que está ainda melhor, apresentando interpretações totalmente únicas e, em alguns momentos, até mesmo doentias.
Temos também alguns músicas que parecem ter sido compostas justamente para complementar o show de Emilie, como “Girls! Girls! Girls!” (nada a ver com o clássico do Mötley Crüe antes que alguém pense nisso). Temos também uma versão bem mais curta de “4 O'Clock”, que originalmente foi lançada em um EP de 2008 e aqui apresenta um arranjo um pouco diferente.
Assim como em “Opheliac”, encontramos também algumas faixas mais calmas e com uma levada mais depressiva. Como exemplos disso, podemos citar “What Will Remember” e “Start Another Story”.
No geral, é um álbum mais difícil de digerir do que “Opheliac”, tornando difícil uma comparação em poucas audições. O que podemos ter certeza, é que as composições evoluíram muito, afirmando de uma vez por todas o estilo único de Emilie.

Nota: 4


Nota: em 16 de fevereiro passado, um show de Emilie no Cat's Cradle em Carrboro, North Carolina, foi transmitido online, apresentando várias músicas desse álbum antes de seu lançamento. A seguir, alguns vídeos dessa apresentação que deixaram as músicas de “Fight Like A Girl” com uma nova cara. 

Fight Like A Girl:

Time For Tea:

Take The Pill:


Nenhum comentário:

Postar um comentário