St. Anger é o Born Again do Metallica

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Só que não. 
Como vocês sabem, é normal o site Whiplash ressuscitar algumas entrevistas antigas de forma totalmente aleatória para suprir a falta de assunto. E uma delas, em específico, me chamou a atenção hoje. Um entrevista com Lars Ulrich somos obrigados a ler isso:



Javno: Vocês têm reintroduzido algumas de suas músicas mais antigas ultimamente, que não eram tocadas há algum tempo e vocês também vêm tocando músicas do "St. Anger", um álbum que não desceu muito bem quando foi lançado.
Lars: "Mas nós descobrimos que com todo o amor pelo 'Death Magnetic', e todo o amor por todo o retorno ao estilo antigo e tudo isso, agora é um ótimo momento para tocar todas aquelas, como as músicas comerciais do 'Load' e 'Reload'. Nós tocamos na Alemanha noutro dia, nós tocamos uma música do 'St. Anger'. Você precisa dar um pouco de amor ao 'St. Anger'. Um cara que estava fazendo uma entrevista há algumas semanas disse, 'Sabe aquele álbum? Você conhece um álbum chamado 'Born Again'?' Claro que eu conheço. Black Sabbath, 'Zero the Hero', um dos melhores álbuns do Black Sabbath. Ele continua, 'Exatamente, esse é o meu ponto. Daqui vinte anos, 'St. Anger' será o 'Born Again' do Black Sabbath, pois quando o 'Born Again' saiu, todo mundo odiou, e agora é um dos álbuns mais reverenciados do Black Sabbath. Espere e verá, 'St. Anger' será o 'Born Again'".

 "Born Again" tem Ian Gilla e Tony Iommi. Apenas esse simples fato já é o suficiente para provar o quão errada está essa afirmação de Lars. Não tem como "St. Anger" ser elevado a um status cult como aconteceu com "Load" e "Reload".
Há algumas semanas atrás, eu tentei dar uma nova chance a essa fase tão polêmica da carreira do Metallica. Assisti novamente o "Some Kind Of Monster" e só fez reforçar a minha idéia de que é um filme absurdamente patético que mostra uma banda em plena decadência. O problema de "St. Anger", na minha opinião, nem são as composições em si. O que estraga tudo é o descaso intencional da banda com a produção, que soa também quanto a demo "No Life 'Til Leather". Fora o fato de ser ridículo uma banda como o Metallica prender-se a questões como não colocar solos de guitarra porquê eles estão fora de moda.
Por outro lado, "Born Again" é um álbum espetacular que marcou a carreira do Black Sabbath. Sim, esse álbum passou por problemas de aceitação entre os fãs também na época em que foi lançado. Mas são casos totalmente diferentes.
Resumindo: não mesmo! "St Anger" jamais vai ser o "Born Again" do Metallica. Ponto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário