Surge o Strapping Young Lad

terça-feira, 18 de setembro de 2012

 
I’m the coming of a new age: Nasce o Strapping Young Lad

Logo após o estranho desfecho do IR8, a gravadora Century Media ofereceu a Devin um contrato para lançar 5 álbuns de metal extremo. Devin, que na época tentava buscar uma certa estabilidade dentro do meio musical, acabou aceitando. Mal espera os inúmeros problemas que isso lhe traria ao longo dos próximos anos. Outro fator que influenciou muito a sua decisão foi o Fear Factory: Devin havia assistido um de seus shows e pensou consigo mesmo que era aquele o tipo de som que gostaria de fazer, só que mais pesado.


Preocupado em lançar rápido o material do primeiro álbum, Devin lança o álbum “Heavy As A Really Heavy Thing” sob o nome de Strapping Young Lad, em 1995. Como o próprio título sugere, um belo trocadilho a respeito do pedido que foi feito pela gravadora. Mas nem o trocadilho e muito menos a música viriam a salvar o fracasso que foi esse álbum. O próprio Devin diz que esse álbum se trata de uma série de demos mal gravadas que a gravadora decidiu lançar as pressas. E ainda completou falando que o álbum tinha apenas duas músicas boas, “SYL” e “In The Rainy Seasson”, as únicas músicas desse álbum que o Strapping Young Lad viria a tocar ao vivo anos depois.

Independente de ter sido um fracasso de vendas e de ser relegado pelo próprio criador, esse álbum acabou recebendo um certo status cult ao longo dos anos. Além das duas canções citadas por Devin, temos outras boas composições, como “Cod Metal King”, “Critic” e “The Filler (Sweet City Jesus)”. São músicas que não devem em nada para o resto da discografia do Strapping Young Lad e que são exatamente aquilo que a banda continuaria a fazer até o fim de sua existência, ou seja, um mistura entre death, thrash e industrial. Interessante destacar também a cômica “Satan’s Ice Cream Truck”, fazendo questão de mostrar desde o início que o negócio do Strapping Young Lad é o humor negro. Enfim, “Heavy As A Really Heavy Thing” pode ser considerado como uma síntese de tudo aquilo que Devin faria daqui pra frente. Não é uma obra-prima, mas é um marco. Ao ouvir Devin cantar o refrão de “SYL” você vai entender do que esse álbum se trata: “I’m the coming of a new age”...
A seguir, uma rara gravação do Strapping Young Lad em 1995:

Importante destacar também que “Heavy As A Really Heavy Thing” foi gravado em grande parte por Devin sozinho, em parceria com alguns amigos que gravaram outros instrumentos. O Strapping Young Lad viria a se estabilizar como uma banda propriamente dita ao momento em que teve sua formação definitiva estabilizada (em 1996) com: Devin Towsend (vocal e guitarra), Jed Simon (guitarra), Byron Stroud (baixo) e o lendário ex-baterista da banda Death, Gene Hoglan. Periodicamente era chamado algum tecladista convidado para as apresentações ao vivo.

O álbum seguinte do Strapping Young Lad só seria lançado dois anos depois, mas enquanto isso, Devin começaria a dar seus primeiros passos fora da banda. Em 1996, Devin gravaria um projeto chamado Punky Brüster, um projeto que misturava death metal, punk rock e humor. Trata-se de um álbum de baixo orçamento, chamado “Cooked On Phonics”, que em seus 57 minutos de duração conta uma história incrivelmente hilária de uma banda de death metal que decidiu tocar punk rock e ganhou um grammy. As músicas são intercaladas por narrações de Devin e outras vinhetas que fazem o ouvinte entender a história pouco usual dessa banda.

 
Ainda em 1996, Devin formaria seu projeto de prog metal, o Ocean Machine. Essa banda também viria a lançar apenas um álbum, “Biomech”, em 1997. Mas aqui já temos uma noção melhor da direção que Devin tomaria ao longo de sua carreira solo alguns anos mais tarde. O álbum é repleto de faixas de extremo bom gosto, como “Seventh Wave” (uma música repleta de variações e riffs muito bem trabalhados) e “Life” (mais acessível e composta com belíssimas melodias). Pode-se dizer que esse foi o primeiro álbum com a cara de Devin Townsend mesmo, o primeiro onde ele expressou o que realmente pretendia seguir tocando pelo resto de sua vida.

Ironicamente, foi graças a esse álbum que foi o primeiro passo para seus trabalhos solos, que surgiu o álbum, que para muitos, é definitivo em sua carreira: “City”. Quando viajou para Los Angeles com o intuito de gravar o Ocean Machine, Devin teve a ideia de compor um álbum que serviria de trilha sonora para todo o caos urbano das grandes metrópoles, e é esse o conceito original de “City”, um álbum absurdamente caótico e brutal.

Esse álbum já foi debatido aqui no blog na sessãos Albums You Must Listen To, realmente recomendo aos leitores buscarem conhecer esse grande trabalho de Devin, possivelmente seu maior clássico. “City” também marca a estréia da formação que permaneceria até o fim do Strapping Young Lad. Logo após seu lançamento, a banda seguiu em turnê de divulgação, ainda por lugares pequenos devido ao fato da banda ser desconhecida ainda na época. Como podemos conferir a seguir em outro vídeo raro da banda...


Mais tarde, Devin gravaria seu primeiro álbum solo de fato e o Strapping Young Lad ficaria um certo tempo inativo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário