1 mês de All That Metal

domingo, 14 de outubro de 2012


Há exatamente um mês atrás, eu estava inaugurando as postagens do All That Metal. Totalmente sem compromisso e sem imaginar que em tão pouco tempo o blog poderia ganhar tanto destaque. Comecei apenas pelo puro de prazer de escrever sobre música, mais especificamente sobre meu gênero favorito. E ao longo desse primeiro mês tudo foi ficando cada vez melhor, os acessos cresceram de forma absurda de uma maneira muito rápida. Então hoje vamos fazer uma retrospectiva do que rolou por aqui ao longo desse primeiro mês. 
O blog começou com algumas poucas matérias e alguns artigos. Lembro que o primeiro post de sucesso veio logo no primeiro dia, quando relembramos o clássico blog de humor Heavy Merdas. Desde o princípio quis deixar bem claro qual era a idéia: esse não é um blog para simplesmente dar notícias. Já existem inúmeros sites e blogs para isso, não vejo necessidade de criar mais um. Aqui nós vamos debater seriamente sobre Rock e Metal, de uma maneira inteligente, feito por quem entende e ama esse gênero musical e para quem quer outra opção diferente das demais. 
Outro fator importante que quis ressaltar desde o princípio é o fato de que destacamos muitas bandas que tem pouco espaço na mídia brasileira. Tanto que logo na primeira semana celebramos o dia do lançamento de "Epicloud", novo álbum do Devin Townsend Project, apenas com matérias abordando toda a carreira do músico canadense. O All That Metal possui a maior biografia de Devin já escrita por um brasileiro. Não só o DTP, mas tantas outras bandas que passaram por aqui, como Iwrestledabearonce, Between The Buried And Me, Becoming The Archetype, Daylight Dies, War From A Harlots Mouth, dentre outras. São bandas que não tem o seu merecido destaque na mídia nacional, que parece prender-se somente a bandas mais conhecidas para garantir sua audiência. Nos últimos dias, por exemplo, postamos o novo clipe do Suicide Silence e o post foi um enorme sucesso, teve vários acessos. E é ridículo pensar que uma banda tão grande como essa lá fora não tem a mínima atenção por aqui, mesmo eles possuindo muitos fãs brasileiros. 
Mas deixando de lado essas bandas gringas, criamos a sessão Southern Extremism, para entrevistar e divulgar o material de bandas exclusivamente gaúchas. Eu faço questão de mostrar para o resto do país o que nosso Underground tem de melhor. A estréia não poderia ter sido melhor, com meus velhos amigos da Postmortem, banda de Death Metal de Pelotas. Pra ficar melhor ainda, o primeiro post da sessão foi feita na data ideal, dia 20 de setembro, e ainda contou com a estréia exclusiva de uma faixa que vai integrar o próximo EP da banda. A segunda e mais recente postagem da sessão foi com o pessoal do Armada SA, uma banda excelente que já tem um grande destaque considerando o pouco tempo de estrada. Um grande prazer entrevistar essa banda que tem tudo para tornar-se grande com o profissionalismo dos músicos. Eu fico realmente satisfeito em anunciar que essa é nossa sessão de maior sucesso, provando que as pessoas apoiam sim as suas bandas locais.
Tivemos também duas entrevistas internacionais. A primeira foi com Gloria Cavalera, esposa e empresária do lendário Max Cavalera. Aliás, foi o primeiro indício de que o Cavalera Conspiracy poderia realmente vir ao Brasil com o Slayer. Alguns dias depois, o All That Metal foi o primeiro veículo de música pesada a divulgar as datas da turnê da banda pela América do Sul. A segunda entrevista foi com o inglês Charles Hedger, que contou sobre sua banda principal, o Imperial Vengeance, falou de seus anos ao lado do Cradle Of Filth, suas influências eruditas e vários outros assuntos em uma ótima conversa que pude ter com esse músico que admiro muito. Nessa entrevista tivemos mais um furo de reportagem: eu já sabia que Charles é agora guitarrista do Mayhem também, mas isso não foi confirmado oficialmente ainda, então o próprio Charles me pediu antes da entrevista que não comentassemos ainda sobre isso. Mesmo assim, fomos o primeiro blog/site nacional a anunciar isso. 
Outros destaques ao longo do primeiro mês foram os diversos artigos postados. Fizemos uma coleção de erros ditos pela Rede Globo sobre o Heavy Metal, uma matéria contando todas as passagens do Iron Maiden em Donington, uma lista com 10 álbuns excelentes que foram lançado esse ano, nosso próprio Hottest Chicks In Metal e muitos outros. Com a chegada de excelentes colaboradores que convidei para participarem do blog, tivemos matérias do Guilherme Niehues, que além de colaborar comigo com traduções de matérias, está desenvolvendo dois trabalhos excelentes, um sobre a pirataria na indústria musical e outro sobre os álbuns épicos do Ayreon. Tivemos também a estréia da Arielle Lucca, amiga de longa data que está abordando a questão estética do Metal. Temos também o Delmar Borba, um cara que realmente entende muito do assunto e tem a sua sessão chamada Metal Classics, comentando os maiores clássicos desse gênero.
Enfim galera, isso é só o começo. Espero que estejam gostando do blog e estamos abertos a sugestões. E lembrem-se, aqui vocês podem encontrar não só matérias sobre os clássicos, mas também bandas mais alternativas e dos mais diversos subgêneros. Rótulos tornaram-se obsoletos, os fãs brasileiros ainda prendem-se muito a isso. Mas não aqui no All That Metal. Os quase 5 mil acessos ao longo do primeiro mês estão aí para provar isso. E antes que eu  me esqueça, muito obrigado por todos esses acessos e obrigado também aos colaboradores que ajudaram ao longo do primeiro mês. Fiquem atentos, ainda tem muita coisa vindo em breve!


2 comentários:

  1. Recomendado por um amigo, conheci o blog a uns dias e já recomendo pra toda galera. Parabéns à equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, João!
      Sugestões de como deixar o blog cada vez melhor também são bem-vindas.

      Excluir