Artigo: Existe uma definição para pirataria hoje?

terça-feira, 9 de outubro de 2012



             No velho mundo – leia-se no inicio do século – entendia-se como pirataria o exercício de vender cópias não autorizadas de seus artistas para colegas, comércio ou outros meios, a fim de, garantir um trocado no final do dia sem muito esforço, afinal o único trabalho que existira era oferecer a mercadoria.
         Atualmente, a pirataria se estendeu não somente ao exercício descrito anteriormente, mas sim, acresceu o fator de como conseguimos os materiais hoje, seja via internet ou através de um pendrive emprestado de um colega.

 

        Todavia, é inegável assegurar que, de ambos os meios, quem perde é o artista. E é exatamente nesta tecla que muitos artistas e gravadoras batem e discursam, mostrando que pirataria, seja qual for a forma é crime e deveria ser punida sem restrição alguma.
         Muitos artistas alegam que a distribuição de música nada mais é que uma ajuda para espalhar a sua arte, a sua música e a sua palavra mundo a fora, para cantos que não haveria a possibilidade de conhecer determinado estilo, artista ou cultura. 

         Por muitas vezes, a pirataria é utilizada como termo maligno e outrora benigno, no ponto de vista de artistas, músicos, fãs e até de alguns especialistas, mas não para as gravadoras que somam prejuízos acima de prejuízos (nota: segundo elas mesmas).
         O intuito do texto não é explanar de forma concreta o que é a pirataria, o que ela representa e o impacto dela na sociedade decadente, mas sim, uma porta de entrada para outros artigos que tratam de certa forma do mesmo assunto, circundando o assunto e tentando demonstrar a opinião do redator sobre a visão que ele tenha, mesmo que distorcida desse assunto.
         O real objetivo é trazer a tona uma velha discussão para a mente dos leitores que possa não se lembrar do termo pirataria, uma vez que a evolução tecnológica mascara o termo e o faz ser esquecido entre as massas de downloads. Portanto, é aqui que deixo a minha ênfase para você, leitor: o que realmente significa pirataria?


  
Minha sincera opinião sobre o assunto é que pirataria ainda é a comercialização ilegal de CDs, músicas e qualquer arte de terceiros sem a devida conscientização e pagamento de royalties para as devidas fontes. Não considero que downloads devessem ser tachados como pirataria uma vez que, as músicas são para uso próprio seja no Ipod, Iphone, Tablet ou até mesmo no carro, e servem como divulgação da arte e cultura do artista. 

         Posso dar o seguinte exemplo, nunca iria conhecer as bandas, presenciar os shows em terra tupiniquim e nem mesmo adquirir uma parte da discografia de determinada banda, se não fosse, claro o download. Além de que, é extremamente difícil adquirir material antigo de bandas nada convencionais, fora os preços exorbitantes, mas esse papo, fica pra um próximo artigo.


Nota: Fora utilizadas fotos da banda Behemoth e Katatonia, pois os exemplos que citei em minha opinião se referem as estas duas grandes bandas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário