O visual headbanger e sua distorção na atualidade

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Quem nunca, ao sair pelas ruas, se deparou com aquele sujeito de roupas pretas, acessórios pesados e tênis ou coturnos “surrados”? Em qualquer que seja a cidade sempre existirá um amante da música pesada que usará do conceito e da devoção destas para agregar ao seu visual, elementos que direcionem sua imagem aos seus gostos musicais.

A questão é que, além do muito que se pensa, o visual headbanger acabou se tornando mais abrangente, onde acaba havendo uma divisão brusca entre a devoção musical e o visual utilizado apenas como uma ferramenta para autoimagem e idealização de uma ideia que difere da original: caracterizar o amante da boa música.

Talvez “desevolução” seja o termo correto para definir o que ocorre com a ideia de que visual define atitude. Há um tempo atrás, vestir uma camiseta de banda, qualquer que fosse, tornava clara a ideia de que a pessoa de fato tinha um direcionamento musical que o fizesse curti-la de fato - há um tempo ainda maior, a dificuldade no acesso destas confirma ainda mais o descrito. Nos dias de hoje, usa-se uma camisa de banda simplesmente porque a estampa dela possui uma imagem bacana, ou porque usá-la fará com que a imagem que a pessoa passa para a sociedade seja aquela de “cidadão rebelde”, sem conhecer ao menos um álbum desta. (Quem já viu o Chimbinha vestindo uma camiseta de black metal, sabe ao que me refiro nesse artigo)

O intuito principal deste breve artigo não se trata apenas de criticar o mau uso da imagem headbanger, mas para apresentar a noção de que, muito do que se vê, não é de fato o que deveria ocorrer. Fazer propaganda e divulgar erroneamente algo ao qual não se possui conhecimento, ou não se possui amor pelo conteúdo, é de fato incorreto.

Mas, não se deixe abater, se você chegou até esse texto, significa que o conteúdo indispensável para “vestir a camisa” por algo, caro leitor, você possui. Mas não se esqueça dessas palavras ao se deparar com um suposto “gothic metaller” sentado no ponto de ônibus escutando Charlie Brown Jr. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário