Les Légions Noires: a obscura cena francesa

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


Hoje vamos falar sobre um dos movimentos mais obscuros da cena underground. Les Légions Noires -as Legiões Negras, também conhecidas pela sigla LLN - foi um grupo do undergroung francês inspirado na cena norueguesa. Tratava-se de um grupo fechado de músicos, formado entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90, que produziam todos os seus trabalhos de forma independente e limitando seus lançamentos a poucas cópias. Pouco sabe-se sobre a maioria das bandas e seus integrantes, portanto, hoje vamos falar um pouco sobre essa cena desconhecida. 
Basicamente, o movimento surgiu com um pequeno grupo de músicos de bandas como Mütiilation, Torgeist e Vlad Tepes. Eles começaram a gravar suas músicas com pouco orçamento e uma produção crua, tudo como uma forma de dar a resposta francesa e ao mesmo tempo homenagear o Black Metal Inner Circle, que estava em seu auge na Noruega, no mesmo período. Esteticamente, os integrantes também usavam corpse paint, como as bandas norueguesas, porém, as fotos em seus lançamentos eram muito mais obscuras e misteriosas. 


Como a distribuição de seus trabalhos eram limitadíssimos a um determinado grupo, boa parte desses álbuns são verdadeiras relíquias do Black Metal. Outro fator que influencia isso é a própria identidade dos músicos, que para muitos ainda permanece um mistério. Talvez o mais conhecido deles seja William Roussel, conhecido como Meyhna'ch e que atendia pelo singelo pseudônimo de Melancholic Lord of Torments. Meyhna'ch era o homem por trás das bandas Mütiilation e Satanicum Tenebrae, onde ele gravava todos os instrumentos. Mas é provável também que outros músicos desse seleto grupo participassem dos trabalhos uns dos outros. 


O Mütiilation é certamente a banda mais conhecida dentre as Legiões Negras, e uma das mais brutais também. A banda foi formada em 1991 por Meyhna'ch, Dark Bumsi of Silence e um baixista chamado David. A banda gravou uma série de demos até 1994, quando David saiu por não concordar com ideia de juntar-se a Les Légions Noires. Logo depois, a banda lançou um EP para honrar o círculo extremo francês, chamado "Hail Satanas We Are the Black Legions". A banda ainda atravessaria várias mudanças de formação, lançando seu primeiro álbum oficial em 1995, batizado como "Vampires of Black Imperial Blood". 
Em 1999, o Mütiilation ainda voltaria com "Remains of a Ruined, Dead, Cursed Soul", que continha notas afirmando que Meyhna'ch estava morto devido a situação atual da cena Black Metal (!?). Mas a volta retornou em 2001 com "Black Millenium (Grimly Reborn)", e ainda saiu em turnê ao lado de bandas como Watain, Judas Iscariot, Abigail e outros. Desde então, a banda lançou outros álbuns e alguns relançamentos, até encerrar atividades de forma definitiva em 2009.


O Vlad Tepes é uma das bandas mais intrigantes das Legiões Negras. No período em que esteve ativa, de 1992 a 98, a banda lançou uma série de demos. O som da banda é um dos que mais chamava a atenção dentro dessa cena, totalmente inspirado em bandas como Bathory e Darkthrone. O próprio vocalista/guitarrista/baterista da banda, Wlad Drakksteim, afirmava que "qualquer horda de True Black Metal deveria tocar ao estilo antigo do Bathory". Da mesma forma, a banda alegava que seu objetivo era "perverter vermes cristãos e eles devem encarar o holocausto negro".


Outras bandas, como o Aäkon Këëtrëh, Amaka Hahina e o Vzaéurvbtre, buscavam uma sonoridade mais macabra. Sons mais voltados para o Dark Ambient e repletos de experimentalismos. A produção de baixo custo deixa o som dessas bandas incrivelmente bizarro! Até quem não curte Black Metal e procura por algo realmente assustador e perfeito para dar 'aquele' clima numa noite chuvosa, não consigo imaginar bandas melhores que essas. Particularmente, o Vzaéurvbtre é a minha favorita das três bandas citadas. Uma pena que a banda lançou apenas três demos em 1996 e depois simplesmente desapareceu.


O gráfico a seguir foi retirado e adaptado da Wikipedia, contendo a lista de integrantes reconhecidos da Les Légions Noires e em quais bandas eles tocaram. 
Integrantes:
AäK = Lord Aäkon Këëtrëh
BLT = Lord Beleth'Rim
VRD = Vordb Bathor Ecsed (Vordb Dreagvor Uezeerb)
WOR = Worlok Drakksteim (Vorlok Drakkstein)
WLD = Wlad Drakksteim (Vlad Drakkstein)
NFL = Nifleim
NAI = Naimlambre
KRS = Krissagrazabeth
MYH = Meyhna'ch
ADS = A Dark Soul

Função:
= membro
(┿) = ex-integrante
all = todos os instrumentos
dr = bateria
vo = vocal
gt = guitarra
ba = baixo

Nome do projeto AäK BLT VRD WOR WLD NFL NAI D.K. MYH KRS ADS Lançamentos
Aäkon Këëtrëh









3 demos
Amaka Hahina









3 demos, 1 cd
Belathuzur









2 demos
Belketre








4 demos, 1 cd
Black Murder







2 demos
Brenoritvrezorkre

(vo,gt,dr)
dr




4 demos
Dvnaèbkre








1 demo
Dzlvarv









1 demo
Moëvöt








7 demos
Mütiilation







(dr)
6 cds, 3 eps, 6 demos
Satanicum Tenebrae







all

3 demos
Seviss









2 demos
Susvourtre

dr vo,ba






1 demo
Torgeist gt gt,vo ba






dr 3 demos, 1 cd
Uatrb Vélèpr









1 demo
Vagézaryavtre

gt,vo,ba




vo

1 demo
Vérmyapre Kommando


ba gt,vo,dr (dr)




1 demo
Vlad Tepes


ba,vo vo,gt,dr (dr)
(dr)


10 demos, 2 cds
Vzaeurvbtre








3 demos



Como vocês podem ver através do gráfico, existiu um grande número de bandas que participaram das Les Légions Noires. O mais interessante disso tudo, é que até hoje não se tem certeza de quem foram essas pessoas ou que elas fazem hoje em dia, já que todas as bandas sumiram sem deixar rastros. Até mesmo na França as pessoas não sabem exatamente do que se tratou esse movimento underground.
Aparentemente, dentro desse grupo de músicos, cada um possuia seus próprios projetos com o intuito de exporem suas próprias ideias antisemitas e ateístas. Mas, ao mesmo tempo, participavam dos projetos uns dos outros, compartilhando e trocando seus ideais para dar origem a algo diferente. Se tentássemos falar de TODAS as bandas envolvidas, certamente teríamos um post gigante, mesmo considerando o acesso altamente restrito de informações. Mas nada que um pouco de pesquisa não resolva, o que eu recomendo a todos que tem interesse, assim como buscar os trabalhos dessas bandas (o que é difícil, mas não impossível).
De minha parte, eu recomendo MUITO aos fãs de música extrema conhecerem um pouco melhor essas bandas. Até porque, muita gente não conhece o grande número de excelentes bandas francesas que existe. E não só bandas da Les Legions Noires, até hoje é um país que possui vários artistas produzindo música da qualidade. Mas isso já é assunto para uma próxima matéria. Enquanto isso, espero que aproveitem e busquem essas pérolas do Black Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário