Once Upon A Time: The Hellacopters

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


A sessão Once Upon A Time está de volta! Dessa vez, trazemos até vocês uma das melhores bandas de Rock'n'Roll dos últimos tempos, os suecos do The Hellacopters. A banda foi fundada em 1994, mas encerrou suas atividades em 2008. Uma pena, pois bandas como essa são raras hoje em dia. Sendo mais específico, bandas que fazem um som com base nos clássicos do Rock, mas ainda assim mantendo sua originalidade e expandindo o gênero para novos horizontes. 
A banda foi inicialmente formada por Nicke Andersson (vocal e guitarra), Dregen (guitarra), Kenny Håkansson (baixo) e Robert Eriksson (bateria). Andersson, que na época era mais conhecido como Nick Royale, era baterista do Entombed, banda de Death Metal que não tem nada a ver com o som do Hellacopters. Quando a banda foi formada, o guitarrista Dregen estava de folga com sua banda principal, Backyard Babies, além de ele ter sido também roadie do Entombed, junto de Eriksson. Já Håkansson era um amigo de infância de Andersson. O que era para ser inicialmente um projeto paralelo, acabou virando a banda principal de todos os envolvidos. 

 Algo que geralmente gera dúvidas a respeito da banda, é quanto ao seu nome pouco usual. A ideia surgiu quando Andersson estava em turnê com o Entombed pelos Estados Unidos. Uma vez em São Francisco, ele leu uma matéria em uma revista sobre investigações da CIA em campos de plantação de maconha no México. Aparentemente, o tráfico estava sendo realizado através do uso de helicópteros, que eram chamados pelos mexicanos como 'hellacopters' (algo como 'malditos helicópteros' ou 'helicópteros de merda'). O nome ficou na cabeça de Andersson e ele decidiu usar para batizar a banda. 
Os primeiros lançamentos da banda sairam em 1995, com dois singles lançados de forma independente: "Killing Allan" e "1995". Esses singles possibilitaram a banda assinar um contrato com a gravadora White Jazz, para então a banda entrar em estúdio e gravar seu primeiro álbum. Seu debut foi todo gravado ao vivo no estúdio durante 26 horas de gravação, e levou o singelo título de "Supershitty To The Max", sendo lançado em fevereiro de 1996. Inesperadamente, o álbum ganhou o Grammy sueco de melhor álbum de rock. Da noite para o dia, o Hellacopters tornou-se uma banda conhecida em toda a Europa e ainda abriu os shows do Kiss pela Escandinávia, em 1997. 


A banda faria uma adição importante a sua formação pouco antes da turnê citada ao lado do Kiss, acrescentando o tecladista Anders "Boba Fett" Lindström, algo que contribuiu muito para a evolução de sua música. Boba Fett já entrou na banda indo direto para o estúdio, para gravar o segundo álbum de estúdio da banda. Lançado em fevereiro de 1997, "Payin' the Dues" não chegou nem perto de alcançar o sucesso obtido pelo álbum de estréia, apesar de conter boas canções também.
Em 1998, a banda saiu em turnê pela Europa ao lado do Glucifer, mas logo após isso o guitarrista Dregen deixou a banda. Segundo o próprio, estava complicado demais dividir-se entre o Hellacopters e o Backyard Babies, sendo assim, ele acabou optando por sua banda original com quem já estava há mais tempo. Às vésperas de uma turnê pela Escandinávia que seria seguida por uma na América do Norte, a banda recruta os guitarristas Chuck Pounder e Mattias Hellberg, respectivamente, para cumprirem as datas. A turnê pela América ainda rendeu uma jam com os músicos do MC5, dando início a uma longa amizade entre as duas bandas. 


O terceiro álbum de estúdio do Hellacopters, chamado "Grande Rock", foi lançado em maio de 1999 e mostra uma grande evolução na banda. Enquanto os dois primeiros álbuns foram mais influências por Punk e Garage Rock, aqui a banda passou a dirigir sua sonoridade para algo mais próximo dos anos 70. O álbum obteve uma excelente recepção por parte dos fãs e da críticas, ficando entre os dez mais vendidos na Suécia durante sua semana de lançamento. 
Durante a gravação, as guitarras foram divididas entre Andersson, Boba Fett e Hellberg. Mas na hora de cair na estrada banda decidiu encontrar um novo guitarrista, sendo Robert Dahlqvist (mais tarde apelidado de Strings pela banda, devido ao grande número de cordas que arrebentava nos ensaios) o escolhido para o posto. Dahlqvist permaneceria na banda até o seu fim, assumindo o seu lugar como membro permanente da banda. 


Com sua formação definitiva, o Hellacopters lança um de seus maiores trabalhos: "High Visibility", em 2000. Foi o primeiro álbum com o produtor Chips Kiesbye, que já havia trabalhado com bandas como Sahara Hotnights, Millencolin, Thåström e The Nomads. Kiesbye produziria todos os álbuns do Hellacopters até o fim da banda. O álbum em si é repleto de clássicos da banda, como "Hopeless Case Of A Kid Denial" e "Toys And Flavors". 
A turnê de divulgação de "High Visibility" foi registrada e lançada em 2003, no documentário "Goodnight Cleveland". O título foi uma paródia da já paródia "This Is Spinal Tap", filme dos anos 80 que documenta de forma hilária uma banda fictícia de Heavy Metal. Durante uma das cenas do filme, quando o baixista Derek Smalls fala "Hello Cleveland" para uma platéia que não é vista enquanto a banda tenta achar seu caminho para o palco.



No início de 2002, a banda lançou a compilação "Cream Of The Crap Vol. 1", contendo b-sides, singles raros e material não lançado anteriormente. No mesmo ano, a banda lança seu novo álbum de estúdio, o mundialmente aclamado "By The Grace Of God". Esse é considerado o maior sucesso comercial da banda, alcançou segundo lugar na Suécia e oitavo na Finlândia. O álbum também abriu caminho para a banda abrir shows de Rolling Stones e ZZ Top em suas turnês escandinavas

"By The Grace Of God" é um desses poucos álbuns da década passada que tem uma sonoridade inspirada no mais puro Rock'n'Roll! O álbum, que pode ser considerado um clássico, contém ótimas canções como "Carry Me Home", "The Exorcist", "Rainy Days Revisited", "All New Low" e a incrivelmente grudenta faixa-título. Vale lembrar também que o trabalho abriu a oportunidade da primeira e única turnê sul-americana da banda, onde estiveram no Brasil ao lado de Deep Purple e Sepultura.

A banda decidiu tirar férias após a turnê de "By The Grace Of God", lançando apenas o segundo volume da compilação "Cream Of The Crap", em 2004. Todos os integrantes decidiram focar-se em seus projetos paralelos, retornando com o Hellacopters apenas em 2005, com o álbum "Rock & Roll Is Dead". O título representava a opinião dos integrantes da banda a respeito da situação atual da indústria musical e rock em geral.
Apesar da boa repercussão comercial e do sucesso do hit "Everything's on T.V.", o álbum em si não pode ser comparado com seus antecessores. Não é um trabalho ruim, mas está longe de ser um dos melhores do Hellacopters. Mais uma vez, a banda partiu para uma turnê mundial, incluindo apresentações ao lado de bandas como The Hives, Backyard Babies e Millencollin.

Em outubro de 2007, a banda anuncia que vai encerrar atividades após a turnê de divulgação de seu sétimo álbum de estúdio. O trabalho vindouro foi chamado de "Head Off", e trata-se, na verdade, de um álbum de covers bem convencional, embora muito agradável. Destaque especial para as músicas "Electrocute", do Demons, e "In The Sign Of The Octopus", do The Robots. No geral, todas as bandas regravadas são bem desconhecidas, pois segundo Håkansson, a banda gostaria de mostrar 11 bandas excelentes antes de sumirem. Também fizeram questão de deixar bem claro que a separação não estava acontecendo por brigas internas na banda, o motivo seria que todos gostariam de dar fim ao Hellacopters enquanto a banda ainda estava no auge. 

As últimas apresentações da banda foram realizadas em Estocolmo, nos dias 25 e 26 de setembro de 2008. Os shows foram filmados e transmitidos ao vivo através do My Space. A banda prometeu lançar um álbum duplo com gravações de sua turnê de despedida, mas até hoje não foi feito um anúncio oficial sobre a data de lançamento. Ou seja, nem sequer sabemos se essas gravações ainda serão lançadas ou não.

Após seu término, cada integrante seguiu com seus próprios projetos. Andersson atualmente está com sua própria banda, o Death Breath, onde voltou a tocar bateria, além de tocar guitarra e cantar também. Dahlqvist está com sua própria banda também, o Thunder Express, e lançou um álbum totalmente em sueco. Håkansson anunciou que pretende formar uma banda de rock psicodélico com um baterista dinamarquês. Boba Feet participou da gravação de vários álbuns com bandas diversas, como o Imperial State Electric, além de atuar também na produção de alguns álbuns, incluindo a gravação da bateria do álbum "Death Metal", do Dismember. Já Eriksson toca em uma banda independente chamada Tramp, além de trabalhar em um centro de música para jovens chamado Black Sheep, na cidade sueca de Solna.
O Hellacopters deixou orfão muitos fãs que curtem o Rock'n'Roll clássico e sem frescuras. Apesas da banda possuir tantas influencias diversas, que partiam do country até o metal extremo, eles conseguiram usar tudo isso para reciclar um gênero até então desgastado com o tempo. Para quem ainda não conhece a banda, fica a dica para dar uma confirada melhor nos trabalhos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário