6 covers para os 66 anos de David Bowie

terça-feira, 8 de janeiro de 2013


O All That Metal decidiu prestar uma homenagem ao aniversário de hoje, que é uma das maiores lendas não só do rock e da cultura pop, como também um grande ícone da música mundial. David Bowie, o eterno camaleão do rock, está soprando 66 velinhas hoje. E você pode até se perguntar o que diabos ele está fazendo por aqui, um blog sobre Metal, mas quem acompanha o All That Metal sabe que falamos de todos os subgêneros sem preconceitos. Acima de tudo, falamos de música de qualidade, e nesse quesito Bowie é um mestre. E isso não está aberto a debates.
Mas, para não decepcionar nem os leitores mais radicais do blog, decidimos fazer algo muito tr00: 6 versões pesadas de clássicos de Bowie em seu aniversário de 66 anos. Tudo remete ao número 6, tudo é incrivelmente tr00, satisfeitos?
Falando sério agora, a lista a seguir segue com alguns dos melhores covers e versões já feitas por músicos de Heavy Metal e derivados para clássicos do artista homenageado. Algumas mais fieis, outras nem tanto, e com bandas dos mais diversos subgêneros conhecidos. Na verdade, a lista de bandas que já fez cover dele é realmente bem grande, mesmo dentro do Metal, então selecionamos apenas alguns que merecem destaque. Enjoy!


Ayreon - Space Oddity

A original: lançada em 1969, no segundo álbum solo de Bowie, que, assim como o primeiro, leva simplesmente o seu nome como título. Um dos maiores clássicos do músico britânico, fez parte da trilha sonora de "2001: Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, e também foi usada na cobertura da rede de TV britânica BBC da chegada do homem a lua.


O cover: lançado em 2004, como um lado b do single "Day Eleven: Love", parte integrante do álbum "The Human Equation". A canção ainda conta com a participação especial de Eric Clayton (Saviour Machine, ex-Narnia) nos vocais. Definitivamente, Arjen Lucassen foi o músico ideal para regravar essa música



Bruce Dickinson - All The Young Dudes

A original: essa música não foi originalmente gravada por Bowie, pois trata-se de um presente seu para a banda Mott The Hoople. A banda estava prestes a terminar, mas Bowie deu um incentivo aos seus amigos, deu essa música de presente para eles, além de ter gravado o saxofone e os backing vocals dela. Ele ainda produziu o álbum de mesmo nome deles que veio a tornar-se o maior sucesso comercial da banda. Uma versão com Bowie nos vocais pode ser encontrada no bootleg "The Legendary Lost Tapes". O vídeo a seguir foi gravado no tributo a Freddie Mercury realizado em Londres, em 1991, com Ian Hunter (Mott The Hoople) nos vocais, Bowie no sax, Mick Ronson na guitarra, integrantes do Def Leppard fazendo backing vocals e os membros remanescentes do Queen, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.


O cover: em 1989 o Iron Maiden estava em férias e Bruce Dickinson aproveitou para gravar seu primeiro álbum solo, "Tattooed Millionaire", que foi lançado em maio do ano seguinte. Bruce decidiu incluir esse cover que ficou ótimo em sua voz, com uma interpretação totalmente nova e emocionante. Além disso, para quem não lembra, as guitarras foram gravadas por Janick Gers, pouco antes dele entrar para o Maiden substituindo Adrian Smith. Vale citar também que Ozzy Osbourne também gravou essa música em seu álbum de cover lançado em 2005, "Under Cover". Mas não podemos afirmar que ela ficou muito boa na voz de Ozzy...



Behemoth - Hallo Spaceboy

A original: lançada em 1995, no álbum "Outside". Foi o single de maior sucesso desse álbum e trata-se de uma música muito influênciada pela música do Nine Inch Nails. Bowie sempre admitiu gostar muito dessa faixa e acredita que ela seja uma mistura de The Doors com Industrial e Metal.


O cover: o cover foi originalmente gravado em julho de 2000 durante as sessões do álbum "Thelema.6". Mas acabou sendo lançada somente no ano seguinte, no EP "Antichristian Phenomenon", que foi limitado a apenas 1.000 cópias. O Behemoth deu sua reinterpretação totalmente única para a canção, elevando ela ao seu extremo sem perder as características principais dela. É esse tipo de cover que eu consigo bom de escutar, afinal de contas, se é pra fazer igual então podemos escutar a original mesmo. Curiosidade: o Behemoth optou por mudar o título de "Hallo" para "Hello" e inclui alguns 'fuck' e derivados no meio da letra.



Racer X - Moonage Daydream

A original: essa música foi escrita em 1971 e originalmente lançada em um projeto de Bowie chamado Arnold Corns. Um ano depois, ela teve sua nova versão lançada no álbum "The Rise And Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars", o histórico álbum conceitual de Bowie sobre um rockstar fictício. Ziggy Stardust foi um personagem misterioso e com estética andrógina, aparentemente um alienígena que trazia a mensagem de paz e amor enquanto entregava-se aos excessos. Certamente, a personificação máxima de um rockstar.


O cover: lançado em 1987 como faixa do álbum "Second Heat". O Racer X soube colocar seu estilo na música de forma sensacional, com elementos de Heavy Metal Tradicional e muito virtuosismo nessa ótima versão. Impossível não destacar o excelente trabalho das guitarras de Bruce Bouillet e, especialmente, do mestre Paul Gilbert, que nos presentei com uma belíssimo solo. Vale a pena conferir!



Atrocity - Let's Dance

A original: faixa-título do 15º de estúdio de Bowie, lançado em 1983. Sua versão lançada como single possui alguns cortes de edição, mas tornou-se o único de sua carreira a alcançar o primeiro lugar das paradas tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. Vale citar também o ótimo videoclipe que a canção ganhou, retratando os conflitos de um casal aborígene australiano contra o imperialismo cultural do Ocidente, através de muitas metáforas.


O cover: em 1997, os alemães do Atrocity lançavam seu primeiro álbum de covers dos anos 80, "Werk 80". E em meio a versões de Tears For Fears, Duran Duran e outras, encontramos essa ótima versão que a banda fez para a canção de Bowie. Mais um caso onde a banda fez algo colocando suas próprias influências e dando uma nova cara para a canção. Obviamente, o álbum foi um trauma para muitos fãs radicais na época, o que é ignorado hoje em dia levando em conta a mudança do direcionamento musical da banda nos últimos álbuns.



Apocalyptica & Till Lindemann - Helden (versão em alemão de "Heroes")

A original: tenho certeza absoluta que todos vocês conhecem essa música, mesmo sem nunca aprofundar-se na discografia do camaleão. Há pouco tempo atrás, ela até foi tema de uma campanha publicitária da Coca-Cola. "Heroes" é a faixa-título do clássico álbum lançado em 1977, o segundo da "Trilogia de Berlim". Tratam-se de 3 álbuns gravados enquanto ele morou na cidade alemã junto de Iggy Pop, quando Bowie buscou um som mais influenciado pelo minimalismo e música ambiente. A canção foi escrita em parceria com o multi-instrumentista Brian Eno. 


O cover: o Apocalyptica pode até ter conquistado seu reconhecimento com covers do Metallica, mas a banda já fez muito mais que isso ao longo da carreira. Em 2007, lançaram o álbum "Worlds Collide", onde decidiram incluir apenas um cover. A canção escolhida foi justamente "Heroes", mas não bastava deixar ela única apenas pelo fato de ser gravada por 3 violocentistas e um baterista. Por isso mesmo a banda decidiu convidar Till Lindemann, do Rammstein, para gravar os vocais, com a diferença que a letra da música foi cantada em alemão. E é por isso que eu deixei essa música como a última da lista, pois "Helden" (como foi batizada a música no álbum), é o melhor cover já feito de David Bowie, na minha opinião. Como eu disse antes, interessante é a banda fazer o cover e trazer para o seu próprio estilo, inovar e dar uma nova roupagem para a canção. O Apocalyptica fez isso melhor do que qualquer outra banda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário