A Fine Day to Die: Melencolia Estatica

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Toda quinta-feira seguimos o nosso ritual, e falamos um pouco sobre Depressive / Suicidal Black Metal, diretamente na nossa coluna A Fine Day to Die. Hoje não será diferente. Para conhecer sobre o estilo Depressive / Suicidal, sugiro ler o primeiro tópico da coluna onde apresentamos a banda brasileira Thy Light, lá é descrito uma breve definição do estilo, e para maiores detalhes basta apenas pesquisar no Google o nome do gênero. E no presente iremos discutir sobre a banda MELENCOLIA ESTATICA.



MELENCOLIA ESTATICA
A banda oriunda da Itália e está na ativa desde 2004. Diferentemente de outras bandas do ramo, ela não se trata de uma composta por apenas um membro, porém 90% do trabalho é criada a partir de uma única mente. A novidade que esta banda traz ao mundo é que, a principal mente é uma mulher quebrando um pouco o tabu de que só "macho" esta presente na cena depressiva do Black Metal. 

Letum IV



Climaxia, o pseudônimo atendido pela integrante fica a encargo do baixo e guitarra, além das letras. Três são os lançamentos até hoje disponibilizados mundo a fora, e quando digo são álbuns de estúdio, a banda M.E como costume ser denominada não possui nenhum ao vivo, single, EP ou até mesmo demo. Os principais temas abordados por Climaxia são: negatividade, tristeza, depressão e suicídio  ou seja tudo o que o estilo tem obrigação de oferecer ao ouvinte. A banda se propõe a executar um "Raw Black Metal" (Black Metal Crú), ríspido e direto sem se preocupar tanto com a produção e polimento de suas músicas, especialmente no primeiro álbum auto-intitulado de 2006.  

A evolução da banda é bastante visível o que permite ao ouvinte saborear passagens mais soturnas a cada lançamento e saborear o que o Black Metal deveria ser, quando não retratado pelo satanismo de outrora. Bandas deste gênero, como sempre utilizam de músicas longas para demonstrar todo o potencial em suas linhas instrumentais ou vocais, fazendo com que em um mesmo play seja possível observar momentos mais soturnos e outros apenas uma paulada na nuca. 

Meditatio IV


E para quem se pergunta sobre as letras, elas são cantadas em Italiano, e somente o álbum Letum de 2008 possui suas letras divulgadas, sendo as dos álbuns M.E de 2006 e Hel de 2012 um segredo guardado a 7 chaves, o que torna ainda mais interessante o trabalho da banda, afinal os vocais em muitas vezes se assemelham a gritos de desespero e angustia. E outra surpresa que o ouvinte pode observar é que as músicas não possuem nomes, mas sim uma sequência em todos os álbuns de acordo com o nome do mesmo, por exemplo, o álbum Hel possui faixas que são identificadas como Hel I até Hel VI, Letum de Letum I até Letum V e Melencolia Estatica de Meditatio I até Meditatio IV.

Melencolia Estatica:
Melencolia Estativa (2006)
Letum (2008)
Hel (2012)

Hel I

Nenhum comentário:

Postar um comentário