Turisas: Entrevista da banda para o blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conforme noticiado anteriormente na página oficial do blog ALL THAT METAL no Facebook, a banda a ser entrevistada desta vez são os finlandeses do TURISAS. Quem nos respondeu as perguntas fora Olli Vänskä, violonista do grupo e comentou sobre o novo álbum, a turnê Sul Americana, influências e sobre o som da banda em geral. E sem esquecer que o mesmo comentou que "Caipirinha" será uma das coisas que a banda irá experimentar durante a turnê brasileira.

Para quem não conhece, TURISAS é uma banda que mistura elementos de Folk e Metal Sinfônico, atribuídos a grande versatilidade em suas músicas demonstrando momentos pesados e momentos mais épicos.  A banda irá se apresentar no Brasil este ano, então fiquem ligados! Enquanto isso, você acompanha no ALL THAT METAL a entrevista com a banda que segue:

ATM - Pela primeira vez a banda irá executar shows aqui no Brasil. Vocês estão ansiosos por isso? Com certeza será uma grande experiência para ambo, para a amba e para os brasileiros.
Olli - Sim, será ótimo! Nós ouvimos tantas estórias sobre o público brasileiro - estamos muito ansiosos para que isso aconteça! 

ATM - Por ser a primeira vez, vocês conhecem alguma coisa sobre o nosso país? Eu digo, sobre a música, comida, bebida e lugares? E claro, existe alguma coisa em especial que vocês pretendam conhecer enquanto estiverem pelo Brasil?
Olli - Hmm, bom, o futebol é definitivamente uma coisa que conhecemos. Vocês brasileiro são como, os melhores nisto. E tem também o Sepultura e o Angra. Um grande e bonito país. Caipirinhas com certeza estão em nossas listas para experimentar.

Stand up anf Fight


ATM - Sei que o TURISAS irá lançar um novo CD em Maio. Podemos esperar algum novo material a ser executado durante a turnê aqui na América do Sul? E podemos esperar também algum material prévio ao álbum como um EP, Single ou amostras das músicas do novo álbum?
Olli - Nós estamos apenas finalizando o álbum, e então será mixado e masterizado durante Fevereiro e Março. O álbum soa ótimo - muito fresco, muito pegajoso, muito TURISAS! Se tudo sair como o esperado, nós talvez iremos executar alguma música nova, quem sabe? E sim, terá alguns "aperitivos" antes do lançamento do álbum, e creio que será um video.

ATM - Cada álbum que a banda lançou leva a uma evolução, tanto liricamente quanto musicalmente. Para este novo álbum podemos esperar novos elementos ou algo diferente em ambos os meios? E apenas uma curiosidade, o álbum já possui um nome ou alguma faixa com título?
Olli - Sim, com certeza soa novo - novamente. Nós sempre estamos tentando ir um pouco mais além com o som produzido pela banda. Nós achamos que já realizamos aquela coisa de "Opera da Broadway", e então estamos realizando algo mais rápido, punk, agressivo e versátil. Bastante Interessante e soa grandioso. Ainda não temos um nome para o álbum... e acho que é cedo ainda para tornar público o nome das músicas.

ATM - Falando sobre influências, quais bandas seriam as influências para o som do TURISAS? E existe alguma banda do qual vocês se orgulharam em fazer uma turnê juntos?
Olli - A cena Black Metal Norueguesa dos anos 90 foram uma grande influência, e também bandas como Bal-Sagoth e Manowar, claro! Nós não realizamos nenhuma turnê que possamos dizer que é lendário, mas fora excitante conhecer Dani Filth (Cradle of Filth) pela primeira vez. Muito gente boa - numa maneira vampírica de dizer.

Rasputin

ATM - Ano passado tivemos grandes lançamentos, incluindo bandas como BETWEEN THE BURIED AND ME, KORPIKLAANI e outros. Vocês poderiam nos informar o seu TOP 5 desses lançamentos?
Olli - Bem, na verdade, eu não achei um grande ano, pelo menos não do ponto de vista do metal. Alguns bons lançamentos foram:
Kuolemanlaakso - Uljas Uusi Maailma
Slash - Apocalyptic Love
Sabaton - Carolus Rex 
Jack White - Blunderbuss
Eva&Manu Eva&Manu




ATM - TURISAS possui um som único, misturando elementos Sinfônicos com o Folk. Vocês planejaram esse tipo de som desde o inicio da jornada? E como surgiu a ideia de se caracterizar, me refiro as pinturas no corpo, roupas e etc?
Olli - Eu não estava na banda desde o inicio, somente desde o álbum de estréia, então é um pouco difícil de lhe informar... Eu acho que a "visão" do som estava lá, meio que bastante melódica com várias influências. Mas é algo que evolui constantemente. Muitas pessoas nos pedem somente para executar "Sahtu-Waari" (música presente no primeiro álbum da banda) várias e várias vezes, e é uma grande música, nós queremos desenvolver mais o som. As característica, e as fantasias (pinturas e roupas) evoluíram de forma bastante natural - no final de nossa primeira tour em 2005 nós eramos o TURISAS que vocês conhecem hoje, mais ou menos. 

ATM - Um dia estava ouvindo TURISAS junto com KORPIKLAANI, IN EXTREMO e SUBWAY TO SALLY com alguns amigos. Todos nós tentamos definir um gênero para as bandas, e um deles veio com o rótulo "Battle Metal". Vocês concordam com esta idéia ou acham que rotular uma banda é besteira? (Você sabe, a exemplo de AMON AMARTH sempre ser chamado de Viking Metal e não como um Death Metal Melódico, como deveria).
Olli - TURISAS é A ÚNICA banda de BATTLE METAL! Bem, sinceramente eu não poderia me importar menos. Algumas possuem mais Folk no som, outras mais melódico, outras mais gritos. "Battle Metal" é algo ambíguo a ponto de nos definir, e eu realmente não levo tão a sério. Eu acho que rotular é estúpido, mas as vezes é necessário, especialmente pela mídia, eu acho. Você não pode comparar TURISAS vs. KORPIKLAANI e dizer que o som é o mesmo, certo?

Battle Metal


ATM - E minha última pergunta, caso possa lhe perguntar e você me responder. No álbum Stand Up and Fight (2011) que fora um ótimo álbum, existirem dois álbuns que foram transformados em um som genuíno do TURISAS, apesar de parecer um pouco estranho devido a origem de ambas as bandas originais. Para o álbum que esta por vir, podemos esperar algum cover, se sim, já existe alguma opção em mente?
Olli - Os covers são feitos para acrescentar um extra interessante ao álbum... Mas músicas principais sempre formarão os álbuns. Mas claro, temos algumas idéias para um cover. E não será uma música disco. 

Nota do editor: Os dois covers presentes no álbum em questão são: Broadsword (Jethro Tull) e Supernaut (Black Sabbath).

ATM - Olli, obrigado pelas respostas. Obrigado a todos, especialmente para a Laura Thulke por intermediar esta entrevista e a banda pela entrevista. Nós fans brasileiros aguardamos ansiosamente o show de vocês em terra tupiniquim. Por favor, sinta-se livre para mandar qualquer mensagem ao seus fans e o que eles podem esperam na turnê Sul Americana.
Olli - Obrigado a todos que nos suportam e especialmente aos nossos maravilhosos times de campo:
"Varangian Guard". Nós não podemos fazer o que fizemos sem vocês. E eu estou ansiosamente aguardando
este shows na América do Sul. Com certeza, teremos um grande momento juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário