Top 5: figuras históricas que formariam grandes bandas de Metal

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Ser fã de Metal é algo que está muito além da música. O gênero também inclui uma série de opiniões, atitudes e pensamentos dentre seus adeptos. É um estilo de vida que muitas pessoas optaram por seguir e defender sua vida inteira. Mas muitos desses ideais do Metal são bem mais antigos que o primeiro álbum do Black Sabbath, considerado como o trabalho que deu origem ao gênero musical. Tanto que, é comum bandas buscarem inspirações em figuras históricas, sejam eles poetas, filósofos, figuras políticas e tantos outros, para abordarem em suas músicas. 
Considerando isso tudo, a atitude padrão, por assim dizer, de um headbanger é muito mais antiga que o próprio estilo. Por esse motivo que o Top 5 de hoje vem com essa lista totalmente inusitada: você consegue imaginar quais figuras históricas poderiam relacionar-se ao Metal se vivessem nos dias atuais? Ou melhor, quais delas formariam bandas que poderiam figurar entre os grandes nome do gênero? Nossa lista de hoje vem aí com todas essas possibilidades! 
Primeiramente, vamos definir algo importante: essa é uma lista bem ampla, que não prende-se a determinado período histórico. Da mesma forma, optamos por escolher pessoas com funções bem distintas, nenhum tem uma mínima relação um com o outro. Até porque seria muito fácil fazer uma lista de quais compositores eruditos poderiam tocar Metal hoje em dia, por exemplo. Muitos nomes tiveram que ficar de fora da lista também, então optamos pelos 5 mais relevantes. 
Por fim, só vou lembrar vocês de algo. Essa matéria tem como único intuito o entrenimento. Isso não foi feito para ser levado a sério, ok? Se você achou esse post inútil, não precisa ficar de mimimi tr00, o blog tem dezenas de outros artigos sérios para você ler. Agora, vamos à lista...


5 - William Wallace (?-1305)


Um pouco de história: Certamente, muitos de vocês devem conhecer William Wallace graças ao filme "Coração Valente", de Mel Gibson. Wallace foi um guerreiro escocês que lutou pela independência de seu país contra o domínio dos ingleses, por Eduardo I. Ganhou grande reconhecimento liderando um exército na Batalha da Ponte de Stirling, além de ter obtido o título de Sir. Foi preso pelos ingleses e executado em 23 de agosto de 1305, sob acusação de traição a coroa inglesa. 
Que banda ele formaria? Wallace lutou pela liberdade de seu país, o que pode ser considerado algo muito metal. Além do mais, ele participou de várias batalhas durante a guerra pela independência da Escócia, ou seja, deve ter cortado várias cabeças e matando muitos ingleses. O que é mais metal ainda. Levando em conta o espírito guerreiro de Wallace e sua revolta contra um governo opressor, podem ter certeza que ele formaria uma excelente banda de Thrash Metal, dessas que fazem pesadas críticas políticas e tem um som pesado. Talvez o melhor exemplo disso seja o Megadeth, ainda mais levando em conta sua música "This Day We Fight", do álbum "Endgame".




4 - Niccolò Paganini (1782-1840)


Um pouco de história: Considerado um dos maiores nomes da história da música erudita, Paganini foi um compositor e violinista italiano de grande reconhecimento até os dias atuais. Ao longo de sua vida, compôs cinco concertos para violino e mais uma série de outras composições, fazendo com que seu nome fosse espalhado por toda Europa e sendo muito respeito por outros grandes compositores do período, como Chopin, Lizst e Schubert. Foi um violinista que criou novas técnicas virtuosas obrigatórias para qualquer instrumentista. Além disso tudo, muitas lendas foram criadas a respeito de Paganini, a mais famosa delas afirmando que o músico fez um pacto demoníaco para adquirir sua exímia habilidade com o violino. 
Que banda ele formaria? Antes de mais nada, existe algo mais metal do que fazer um pacto com o tinhoso? Não restam dúvidas de que dentre os maiores compositores eruditos que já existiram, nenhum foi tão relacionado a temas obscuros e lendas macabras quanto Paganini. Só que temos um problema: quando falamos de virtuosismo no metal, muitos lembram é de bandas de Power e Prog Metal. Mas acredito que os temas abordados por essas bandas são muito "leves" para Paganini. O mais provável é que ele formasse uma banda de Death Metal Melódico, numa linha Children Of Bodom ou Kalmah, perfeita união entre virtuosismo, técnica e temas mais mórbidos. 




3 - Friedrich Nietzsche (1844-1900)


Um pouco de história: Um dos filósofos alemães mais famosos da história e o favorito de 9 entre 10 fãs de metal. Nietzsche foi um homem muito a frente de seu tempo, autor de grandes obras como "Assim Falou Zaratustra", "O Anticristo", "Além do Bem e do Mal", dentre outros. É impossível resumir em um pequeno texto todas as ideias e a importância desse filósofo na pós-modernidade. Então vamos ao que interessa...
Que banda ele formaria? Ao contrário do que muitos pensam, Nietzsche nunca foi a favor do anti-semitismo. Ainda assim, seu posicionamento perante a sociedade talvez esteja próximo ao princípio do Black Metal. Mas continua sendo algo muito limitado para ele, então vamos chegar a algo um pouco além disso. Nietzsche teve uma polêmica relação com o compositor Richard Wagner, mas nunca negou ser um grande apreciador de sua música. Ou seja, estamos quase chegando no ponto ideal, talvez Nietzsche formaria uma banda de Black Metal Sinfônico, por que não? Vamos um pouco mais longe nesse raciocínio...
Conseguem imaginar qual seria o tipo de reação de Nietzsche com toda a polêmica atual em cima do pastor Marco Feliciano? Ou melhor, conseguem imaginar sua indignação em viver em um país que ruma a Idade das Trevas com a crescente influência de igrejas evangélicas? Levando tudo isso em conta chegamos a uma conclusão: é impossível imaginar que banda Nietzsche formaria, musicalmente ele estaria mais próximo do Avant-Garde. Mas temos algo que talvez seja próximo a isso: os gaúchos da Frost Despair.
Pensem bem, a Frost Despair faz um som com base no Black Metal Sinfônico, mas consegue ir mais além disso. Além do mais, a banda possui um ótimo conteúdo lírico com base no ateísmo, fugindo desse padrão clichê e chato de que Black Metal precisa falar sobre satanismo e outras coisas infantis o tempo todo. Portanto, vamos concluir que Nietzsche formaria uma banda como a Frost Despair, certo? 
Vamos aproveitar a ocasião para já estreiar aqui no All That Metal uma nova música da banda. Quando a banda foi entrevistada para nossa página, eles estavam gravando seu novo álbum, "Surreal". O álbum está a caminho e recentemente a banda liberou uma faixa inédita, chamada "Creation".





2 - Aleister Crowley (1875 - 1947)


Um pouco de história: Certamente, o nome mais óbvio dessa lista. Falar sobre Crowley em um blog de música pesada é como fazer chover no molhado. O ocultista britânicio já serviu de inspiração para inúmeras bandas com sua filosofia thelemita. Crowley fez parte de uma ordem hermética chamada Golden Dawn, co-fundador da Astrum Argentum, foi líder da O.T.O. (Ordo Templi Orientis) e escreveu o reconhecido "Livro da Lei". Como muitos sabem, era também um adepto do uso recreacional de drogas e teve uma vida sexual bem polêmica.
Que banda ele formaria? Magia negra, drogas e sexo? Crowley foi um verdadeiro rockstar. Apesar de suas influências na música serem mais próximas de clássicos do Rock/Metal (Bruce Dickinson, Ozzy Osbourne, Led Zeppelin) e, mais tarde, de bandas de Black Metal, acredito que ele partiria para algo bem diferente. Seu nome é considerado extremamente polêmico na cultura de massa, então acredito que Crowley está mais próximo de algo como Marilyn Manson. Ok, você é tr00 demais para aceitar isso, certo? Pensem bem, Crowley era mestre na arte de chocar as pessoas com sua personalidade macabra e rituais de magia sexual, ser um astro como Manson poderia ser incrivelmente divertido para ele. Musicalmente também, uma vez que uma sonoridade próxima do Industrial remete muito mais a seus impulsos libidinosos do que um álbum com 45 minutos de blast beats ininterruptos. Dá até para imaginar o noticiário sensacionalista estadunidense com sua matéria de destaque: "Jovem leva arma a escola e mata 15 pessoas. Músicas de Aleister Crowley podem ter influenciado o assassino". Épico. 




1 - Lord Byron (1788 - 1824)


Um pouco de história: George Gordon Byron foi um dos escritores mais importantes do período do Romantismo. O poeta britânico é lembrado até hoje por suas grandes obras, como "Don Juan", "Giaour", "Peregrinação de Child Harold" e inúmeros poemas. Quase tão famosa quanto suas obras é a sua vida pessoal, cercada de polêmicas e lendas em volta do autor. Dentre as histórias mais conhecidas, estão o incesto com sua meia-irmã que deu a luz a uma filha do poeta e a suposta taça feita de um crânio que originou um célebre poema de Byron. Foi muito próximo de Percy Shelley, outro poeta britânico cuja esposa, Mary, escreveu o clássico "Frankenstein", supostamente inspirado em uma noite de verão na mansão em que Byron residiu na Suiça. 
Que banda ele formaria? Lord Byron é a representação máxima do goticismo, tanto por suas obras quanto por sua vida pessoal. Venho observando que a subcultura gótica tem sido incrivelmente defasada ao longo dos últimos anos, considerando o grande número de bandas relacionadas ao subgênero e que não tem absolutamente nada a ver com os princípios do mesmo. Sendo assim, os góticos de hoje em dia precisam de um novo Byron. Alguém para relembrar alguns conceitos básicos e acabar com essa besteira de relacionar ao goticismo qualquer EBM supostamente macabro que não assusta nem crianças da pré-escola. Acredito que se o próprio Byron pudesse viver nos dias atuais, ele certamente formaria uma banda pesada e com influências eruditas. Ou seja, algo como o Tristania antigo, a banda ideal para representar essa subcultura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário