Como fazer um headbanger sentir-se velho - Parte 1

segunda-feira, 24 de junho de 2013


Quem não lembra dos bons tempos em que você comprava um CD ou disco de vinil e corria o mais rápido possível para chegar em casa e escutar o novo item adquirido para a coleção. Numa época em que o amigo que comprava aquele aguardado lançamento sempre acabava fazendo cópias em fita K7 para o resto do pessoal. As pessoas davam muito mais valor para cada álbum que conseguia comprar, não é era como conhecer uma banda e 10 minutos depois ter toda a discografia. Era muito melhor. 
Consultando as estatísticas de nossa página no Facebook, a maior parte dos leitores do ATM tem entre 25 à 34 anos. Ou seja, pessoas que conheceram bem a realidade citada anteriormente, ou no mínimo passaram pelo final deste momento esquecido na história da música. Em meio a isso tudo, existem aqueles acontecimentos relacionados a diversas bandas que jamais são esquecidos. Algum acontecimento importante, uma seperação, uma reunião, um lançamento que marcou época. As possibilidades são infinitas. 
Se você já se sentiu velho quando postamos 30 álbuns lançados em 2003 (matéria originalmente criada pelo site MetalSucks.net), agora vamos ainda mais longe. Vamos citar uma séria de acontecimentos que sucederam-se no mundo do Rock/Metal nesse mesmo período em que você estava fazendo suas cópias em fitas K7 e comprando discos de vinil. Fatos que você certamente recordará quando ficou sabendo e onde estava no momento que a notícia chegou aos seus ouvidos, especialmente se viveu os anos 90. É meu amigo, os anos passam e tudo muda. Confira a lista que vai fazer você sentir o peso da idade.


Você lembra quando reuniões tornaram-se algo comum nos anos 90? Tivemos o Kiss, que em junho de 1996 deu início a sua turnê com a formação original da banda, com Ace Frehley e Peter Criss. Desde então, a banda já fez turnê de despedida, Ace e Peter saíram e lançaram dois álbuns de estúdio com a formação atual.



Um ano depois do Kiss, foi a vez do Black Sabbath retornar com sua formação original. Osbourne, Iommi e Butler reuniram-se no Ozzfest de 97 como co-headliners ao lado da banda solo do vocalista. Inicialmente, Mike Bordin (Faith No More) ficou no lugar de Bill Ward, que só juntou-se de forma definitiva ao grupo em dezembro do mesmo ano. O Sabbath ainda levaria sua "turnê de reunião" até o Ozzfest de 2005. 



Mais do que uma reunião, um retorno com direito a guitarrista bônus: o Iron Maiden anunciou o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith em fevereiro de 1999, além de surpreender o mundo inteiro ao informar que a banda passaria a contar com 3 guitarras. Logo depois, tivemos a turnê de "Ed Hunter", jogo de PC que veio acompanhado de uma coletânea, e no ano seguinte o primeiro álbum da nova formação, "Brave New World". Você deve lembrar quando o álbum saiu, isso foi há 13 anos atrás. Já dá para falar que ele é um clássico do Maiden?



Enquanto algumas bandas reuniram-se, outras estavam encarando uma difícil separação. Você ficou sabendo que Rob Halford saiu do Judas Priest em maio de 1992. Demorou 4 anos para o Priest anunciar Tim "Ripper" Owens como novo vocalista, com a qual lançaram dois álbuns, "Jugulator" (1997) e "Demolition" (2001). Quanto ao Halford, apesar do fato ter sido mais do que óbvio por muitos anos, foi apenas em 1998 que ele saiu do armário oficialmente, ou seja, há 15 anos você sabe do que o Metal God gosta. Parece que foi ontem também que ele voltou para a banda, não acham? Foi em julho de 2003, quase 10 anos!



No Brasil também assistimos algumas separações. Infelizmente boa parte delas ainda não foram superadas. Pois é, faz 16 anos que você pede para o Max Cavalera voltar ao Sepultura...


...e 13 anos que você está esperando pelo retorno de Andre Matos ao Angra.



Talvez você também lembre que a "banda nova" do Andre, o Shaman, teve uma música na trilha sonora de uma novela global, certo?


E lá se vão 17 anos desde o lançamento do álbum que deu início a conquista global do Krisiun, maior orgulho do metal gaúcho.


Você certamente teve um amigo que no final dos anos 90/começo dos 2000 falou: "saca só essa banda nova"... possivelmente, ele estava falando de Nightwish, Arch Enemy, Cradle Of Filth, In Flames, Children Of Bodom, dentre outras inúmeras possibilidades. A banda mais nova da lista é o Nightwish (Children Of Bodom atuava com outro nome desde 1993), que já tem quase idade suficiente para ser considerada maior de idade em nosso país, 17 anos. Anteriormente desconhecidas no Brasil, todas tornaram-se grandes nomes do gênero, passaram por várias mudanças e continuam na ativa. 






Certamente você lembra de quando um dos álbuns abaixo foi lançado e hoje em dia são todos considerados clássicos. 

Faith No More - The Real Thing (24 anos)


Skid Row - Slave To The Grind (22 anos)


O debut do Rage Against The Machine... 21 anos que você escuta essa música quando seu chefe começa a agir como um babaca...


No ano que vem "Awake", clássico do Dream Theater, vai completar 20 anos!


Se "American Psycho", primeiro álbum do Misfits com Michael Graves no vocal, fosse uma pessoa, em maio passado ele já poderia tirar sua habilitação para dirigir nos EUA. É isso mesmo, 16 anos já passaram.


Lendas que nos deixaram...


Wendy O. Williams cometeu suicídio em 6 de abril de 1998.


Fates Prophecy: banda clássica do cena brasileira. O vocalista André Boragina (no centro), perdeu a batalha contra o câncer em 2002

Por fim, um fato que sempre me deixou muito curioso. Há 10 anos o New Metal deixou de ser uma moda nos Estados Unidos e os brasileiros ainda acham que qualquer coisa com groove deve levar esse rótulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário