Review de CD: Tristania - Darkest White

terça-feira, 4 de junho de 2013


por Vampy Eichmann

Tristania já foi uma das principais bandas de metal gótico, deixando sua marca na cena mundial. Suas músicas são caracterizadas por uma mistura de gótico e death metal-doom, temperadas com orquestrações e surpreendentes linhas vocais. Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som com teclado dominante, com bastante foco nos vocais femininos "teatrais" e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. Nos álbuns posteriores, a banda balanceou o estilo do vocal e adotou uma postura mais “progressiva” nas músicas.

A formação atual conta com Mariangela Demurtas, no vocal desde 2007; Kjetil Nordhus, também no vocal, oficialmente desde 2010 apesar de já tocar com a banda ao vivo desde 2009; Einar Moen, no teclado desde 1996, porém não toca mais ao vivo com a banda desde 2001; Anders Høyvik Hidle na guitarra e vocais guturais desde 1996; Ole Vistnes no baixo desde 2009; Tarald Lie na bateria, oficialmente desde 2010, mas já tocava com a banda desde 2007; e Gyri Smørdal Losnegaard na guitarra desde 2008. Nesta formação, Tristania ainda faz uso dos duetos vocais masculino / feminino separados com Demurtas e Nordhus. A banda sempre teve orgulho de harmonias vocais elaboradas, e a competência vocal compartilhada entre cantores é uma das características mais proeminentes da banda.

Uma série de trocas de integrantes ao longo dos anos deixou um reflexo inevitável nas composições, o que deixou muitos fãs divididos, pelas mudanças drásticas que ocorreram nas músicas. Porém, o último álbum, lançado na última sexta-feira (31/05) pode trazer de volta os fãs “para casa”. O que testemunhamos, é algo mais pesado do que nos três álbuns anteriores, muita ênfase nos vocais guturais e o vocal de Mariangela são limpos e não “em camadas”.

Este álbum abraça um fio emocional do inicio ao fim. É simplificado, forte e sólido. Cada música tem sua característica própria. São explorações crescentes do obscuro e da beleza desolada. As surpresas neste álbum nos fazem sorrir.

As músicas “Lavander” e “Scarling” têm como característica comum melodias marcantes, integridade musical e uma grande atmosfera gótica. “Himmelfall” é outra musica que se destaca por ter um toque épico. Não deixando de mencionar também a “Darkest White”, que vem com melodias memoráveis e de mais peso.

No geral, o último álbum é algo um pouco diferente. As músicas consolidam grandes arranjos, harmonias elaboradas, misturados com excelente desempenho vocal. Com o produto pronto e a forte formação atual, Tristania “ressurge” com uma nova confiança e vitalidade.

Tracklist:
1- Number
2- Darkest White
3- Himmelfall
4- Requiem
5- Diagnosis
6- Scarling
7- Night On Earth
8- Lavender
9- Cypher
10- Arteries


Nota: 4,5
 




Um comentário: