Avantasia: informações sobre o show em São Paulo

quarta-feira, 12 de junho de 2013


Um grande evento para os fãs de power metal se aproxima. No último sábado deste mês (29/6), em São Paulo, a casa HSBC Brasil e a produtora Free Pass vão presentar os headbangers de todo o Brasil com um único show do projeto Avantasia.  Após três anos de inatividades desde o lançamento de Angel of Babylon, a metal opera capitaneada por Tobias Sammet retorna ao mundo da música com o álbum conceitual The Mistery of Time, lançado em março deste ano.

O chamado The Mystery World Tour tem como premissa ser a turnê mais grandiosa já realizada pelo projeto de Sammet. Nas palavras do próprio vocalista: "quero que seja o maior espetáculo que você já viu, quero trazer mais vocalistas, fazer shows maiores, torná-lo uma gigantesca ópera rock. Para abranger todas as eras e histórias do projeto, esses concertos serão mais extensos, e a noite será inteiramente dedicada ao Avantasia, sem nenhum ato de apoio adicional”.

A equipe de instrumentistas que acompanhará Tobias Sammet neste ano é composta por Sascha Paeth (Heaven's Gate) e Oliver Hartmann (At Vance) nas guitarras, Felix Bohnke (Edguy) na bateria, Michael "Miro" Rodenberg (Heaven's Gate, Rhapsody of Fire, Luca Turilli) no teclado e André Neygenfind (Groove Galaxi), que divide o baixo com o mentor do projeto. Os cantores que farão parte da turnê serão, em geral, veteranos do Avantasia. São Paulo ouvirá de perto as vozes de Michael Kiske (Helloween, Unisonic), Eric Martin (Mr. Big), Amanda Somerville (Trillium), Bob Catley (Magnum) e Thomas Rettke (Heaven's Gate). Ronnie Atkins (Pretty Maids) também participará da turnê, porém não se apresentará nos países da América do Sul e no festival Bloodstock Open Air, no Reino Unido.

The Mystery World Tour já está na estrada desde abril, e a jornada que começou na cidade de Mons, na Bélgica, se estende por mais de dez países antes de fazer sua apresentação única em terras brasileiras. A turnê passará por vinte países até agosto, com passagem por mais de cinco festivais de música. Após completar o primeiro ciclo de shows na Europa, Tobias Sammet e sua equipe passarão, além do Brasil, pela Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Canadá, seguindo para uma apresentação única no Japão e, por fim, retorna à Europa para mais cinco apresentações.

O show em São Paulo já está com ingressos esgotados em quase todos os setores, porém aos atrasados ainda é possível garantir sua entrada apenas para a pista VIP no Ingresso Rápido, pelo valor de R$ 360 (lembrando que meia entrada de estudante é válida apenas para estudantes do estado de São Paulo). A faixa etária do evento será de 14 anos e a abertura da casa acontecerá às 20h, estimando-se que o show começará às 22h e terá cerca de três horas de duração.

E enquanto o grande dia não chega, o All That Metal preparou uma matéria especial para vocês relembrarem a trajetória desse grande projeto de Tobias Sammet. Shall we?

O surgimento da metal opera

O projeto Avantasia surgiu na primavera de 1999, durante o Theater of Salvation Tour, do Edguy, banda original de Tobias Sammet. O baixista e vocalista criou o conceito de metal opera, com seus músicos convidados em álbuns conceituais de caráter épico, que seria repetido por diversos outros artistas anos mais tarde. Segundo Sammet, o nome Avantasia surgiu da junção das palavras Avalon (ilha lendária das crônicas arturianas) e Fantasia (do livro alemão “A História Sem Fim”).

Durante dois anos, Tobias Sammet se focou em compor as músicas, escrever a história e recrutar músicos de peso para o álbum de estreia de seu ambicioso projeto. Assim, em janeiro de 2001, foi lançado o single homônimo ao nome do projeto. Um ano e nove meses mais tarde, eram lançados os The Metal Opera Part I e Part II, que já apresentavam logo de início grandes vozes como Sharon den Adel (Within Temptation), André Matos (Angra, Shaaman), Michael Kiske (Helloween, Unisonic), entre outros.

The Wicked Trilogy

O sucesso dos dois primeiros trabalhos do supergrupo foi tanto que não tardou que os fãs começassem a se questionar se Tobias estaria trabalhando em um novo álbum. Em 2006, ele finalmente quebrou o silêncio e confirmou que mantinha o projeto Avantasia ativo e que estava, de fato, escrevendo e compondo uma nova história.

Em novembro do ano seguinte, foram lançados os EPs Lost in Space Part I e Part II que mantiveram o mesmo nível de seus convidados dos primeiros álbuns do projeto: foram introduzidos Jorn Lande e Amanda Sommerville, além do retorno dos poderosos gogós de Kiske e Catley. Dois meses mais tarde, seria lançado The Scarecrow, a primeira parte da trilogia chamada The Wicked Trilogy. Além de o álbum incluir as participações especiais de nomes como o baterista Eric Singer (Kiss) e Alice Cooper (dispensa apresentações, né?), foi durante esse período em que o guitarrista e produtor Sasch Paeth ingressou na banda como membro fixo.


No final de 2009, Tobias anunciou que estava trabalhando nos dois álbuns que fechariam o arco iniciado em The Scarecrow. Em abril do ano seguinte, foram lançados juntos os álbuns The Wicked Symphony e Angel of Babylon. A trilogia foi o maior sucesso comercial do Avantasia, e The Scarecrow foi o primeiro álbum a entrar para o Music Charts, em 2008, e se manteve por 28 semanas em nove listagens diferentes. The Wicked Symphony, por sua vez, se manteve por 27 semanas em oito listagens, e o Angel of Babylon se manteve por apenas uma semana no Sweden Albums Top 60.



A Ópera Voadora

Com o lançamento de The Scarecrow, o Avantasia foi convidado a participar do Wacken Open Air. O que seria apenas um show em um festival se estendeu a uma turnê de 13 shows durante o verão europeu de 2008. Em março de 2011, foi lançado o DVD The Flying Opera, cujo conteúdo inclui dois shows apresentados no Wacken e no festival Masters of Rock.


Em 2010, o projeto de Sammet se pôs na estrada outra vez em uma turnê de 12 shows que passou pela Europa, Ásia e América do Sul. A turnê foi um sucesso, e a maioria das apresentações esgotaram os ingressos à venda rapidamente. Para conhecer um pouco mais sobre essas duas turnês além do que está no DVD, no canal do YouTube de Amanda Sommerville há vários vídeos sobre o tempo em que ela passou na estrada com o resto da equipe do Avantasia.



O retorno de Avantasia

Como o próprio Tobias Sammet havia anunciado, o projeto Avantasia deveria ter encontrado seu fim em 2011. "Eu sabia que já havia dito tudo o que poderia ter dito em nome do Avantasia", disse o vocalista quando revelou ao mundo que não voltaria a gravar mais álbuns com sua metal ópera. Logicamente, Tobias percebeu que aquela provavelmente não era a melhor ideia que ele já teve, e o resultado disso se tornou o álbum The Mystery of Time, lançado em março de 2013.

Trata-se do primeiro álbum conceitual cuja história não terá continuações, além de ser o primeiro a ser inteiramente orquestrado, pela German Film Orchestra Babelsberg, da cidade de Potsdam. Os membros convidados presentes nesse álbum são os instrumentistas Russell Gilbrook, Bruce Kulick, Oliver Hartmann e Arjen Anthony Lucassen, enquanto os cantores são Joe Lynn Turner, Biff Byford, Michael Kiske, Ronnie Atkins, Eric Martin, Bob Catley e Cloudy Yang.



O que podemos esperar do show

O All That Metal organizou uma possível setlist para o show de São Paulo, baseada nas estatísticas do Setlist.fm e nas setlists dos shows anteriores do The Mystery World Tour, que podem ser vistas no Kiske Fan Club. Eis nosso palpite:

01. Intro: Also Sprach Zarathustra (A Space Odyssey soundtrack)
02. Invoke the Machine
03. Spectres
04. Black Orchid
05. Reach Out for the Light
06. Breaking Away
07. The Great Mystery
08. The Story Ain't Over
09. Scale of Justice
10. What’s Left On Me
11. Promised Land
12. Sleepwalking
13. The Scarecrow
14. Farewell
15. Shelter From the Rain
16. Lost in Space
17. Dying for an Angel
19. The Seven Angels
20. The Sign of the Cross

Nenhum comentário:

Postar um comentário