Especial Angra Pt.4: Temple of Shadows

quinta-feira, 25 de julho de 2013


Clique aqui para ler a primeira parte do Especial Angra (matéria sobre Fabio Lione).
Clique aqui para ler a segunda parte do Especial Angra (sobre o álbum "Angels Cry").
Clique aqui para ler a terceira parte do Especial Angra (sobre o álbum "Holy Land").
Clique aqui para conferir a entrevista exclusiva com Rafael Bittencourt para o ATM.
Clique aqui para todos os detalhes sobre o show que a banda realizará em Porto Alegre, evento da Abstratti Produtora e Urânio Produtora.

Temple of Shadows, lançado em setembro de 2004, é o quinto álbum de estúdio lançado pelo Angra, e o terceiro trabalho conceitual desenvolvido pela banda. Aos moldes de uma metal ópera, nomes famosos podem ser ouvidos ao longo das faixas, como Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray, Unisonic, Iron Savior), Hansi Kürsch (Blind Guardian, Demons and Wizards), Sabine Edelsbacher (Edenbridge) e Milton Nascimento em auxílio nos vocais, além de Dennis Ward (Pink Cream 69), que também é o produtor do álbum. Os instrumentistas convidados foram o quarteto de cordas Topcat (formado por Alejandro Ramirez, Helena Imasato, Gustavo Pinto Lessa e Glauco Mashiro), o percussionista Douglas Las Casas e o violoncelista Yaniel Matos. A pianista Sílvia Góes dividiu as teclas com ninguém menos do que Michael Rodenberg (O nosso querido Miro - Aina, Avantasia, Edguy, Kamelot, Rhapsody of Fire, Shaaman e umas várias outras bandas por aí...).

A história, escrita pelo guitarrista Rafael Bittencourt, tem como cenário a Europa medieval durante o período da Primeira Cruzada (1096 - 1099), no século XI. Naquele período, como descrito no prelúdio do encarte do CD, a soberania do Império Romano sucumbia, enquanto as nações judias, cristãs, pagãs e muçulmanas cresciam gradativamente. Para tentar manter o seu domínio, guerras eram travadas entre os romanos e outros povos continuamente, e todos passaram a ter um interesse em comum: a soberania sobre Jerusalém, que não só era a Terra Santa das três principais religiões europeias como também era um grande centro comercial.

Os efeitos que essas guerras causaram tanto na Europa quanto na Ásia Menor foram, principalmente, o acúmulo exacerbado de pessoas nos centros urbanos. Com as cidades cada vez mais populosas, o desemprego cresceu rapidamente, e a miséria e a fome reinaram no velho mundo. Era necessária uma solução para dispersar aquela população expressamente inativa. Esses fatores, somado a ambição da igreja católica para com as terras de Jerusalém, foram o estopim da criação de um exército de Cruzados Europeus.

Assim, a população confusa e desamparada, optou por seguir os ideais do Papa Urbano II, e partiu para a guerra a fim de recuperar sua Terra Prometida. No entanto, abandonados ao próprio destino, muitos cruzados enlouqueceram em fanatismo e perderam o propósito de estarem ali, e começaram a praticar atos brutais e cruéis de devastação e tortura sobre seus inimigos. Em meio a tantas barbáries, medo e propagação do ódio por aqueles que diziam defender ideais de fraternidade e paz, Temple of Shadows conta a história d'O Caçador de Sombras (The Shadow Hunter) um soldado fiel das cruzadas que começa a enxergar as hipocrisias da igreja católica.


 
Deus Le Volt
A primeira música tem como título uma citação histórica famosa, proferida pelo Papa Urbano II em 1095, durante o Concílio de Clermont. "Deus Le Volt", cuja tradução direta do latim é "Deus Quer Assim", foi dito para convencer o povo de aderir às Cruzadas. Trata-se apenas de uma faixa introdutória com menos de um minuto de duração e sem letra, de modo que todo o seu significado é revelado apenas no título.

Spread Your Fire

"Acordou para a vida há pouco tempo
Pensa que tem sua mente sob controle?
Deus a tomará de volta um dia"

A primeira música do álbum conta o encontro do Caçador de Sombras, o cruzado cuja mente se encontra sob uma névoa de dúvidas, com um Rabino cego. O judeu, que se revela um oráculo, prevê que o Caçador é o escolhido por Deus que trará luz aos olhos daqueles que não podem enxergar. O recado passado ao protagonista está no título da música ("Spread Your Fire"), e o Rabino ordena que queime os templos e entrega a ele um livro com páginas em branco.

Angels and Demons

"Anjos rastejantes e demônios disfarçados
A verdade você não sabe, então tente ter certeza
Quando seus anjos e demônios surgirem
Encare a verdade: Deus não é amor!
(...)
Confundindo nossos cérebros com suas mentiras
Atiçando emoções
Revoltando devoções
Os anjos e demônios estão me contando mentiras"

O Caçador de Sombras aceita seu destino e passa a difundir suas novas crenças por onde passa. Logo os rumores desse "cavaleiro louco que afirma ser o novo Jesus" chega aos ouvidos da igreja católica, que persegue o Caçador sob acusação de heresia. O cruzado rebelde é capturado e torturado antes de ser levado ao julgamento. Perante seus acusadores, o Caçador defende suas crenças na "Teoria da Luz", que afirma que "nenhuma verdade absoluta pode existir numa mente consciente, porque cada pensamento é submetido a um julgamento individual e arbitrário".

Waiting Silence

"Você de repente percebe
Que o errado é o certo
Desafiando as leis
Pronto para começar a lutar, mas...

O amor arrastará seu coração
Para um mundo onde os sonhos são feitos
Não é possível se esconder
Quando sua mente desamparada obedece"

O tempo passa, e o Caçador, agora em liberdade, apaixona-se por uma jovem muçulmana e começa uma vida com ela em Jerusalém. Conforme os dois filhos do casal crescem, o ex-cruzado escreve seus sonhos e pensamentos no livro em branco que o rabino lhe dera anos atrás, e seu coração se torna cada vez mais dividido entre o conforto da vida familiar e a sua sede por sabedoria. Aos poucos, essa sede se transforma em angústia por acreditar que é errado privar o mundo do seu conhecimento, ao mesmo tempo que se questiona se o mundo se importaria com ele. O Caçador, então, passa a comparar sua silenciosa ansiedade com os momentos que antecediam a batalha nos seus dias de guerra, em que um silêncio de espera tomava conta da multidão antes de a balbúrdia ter início.

Wishing Well

"Feche os olhos, o que você vê?
Segure os prantos, fique em silêncio
Onde estou? Por que estou aqui?
Razões, onde? Razões, por quê?"

O rabino continua a povoar os sonhos do Caçador de Sombras. Em uma noite, ele disse ao ex-cruzado que não havia diferença entre rezar em uma igreja ou jogar moedas em um poço dos desejos, que a verdadeira fé existe dentro de cada pessoa. "Se há um Deus, Ele não tem lar; Ele está em todo o lugar!"

The Temple of Hate
 
"Nações batalham no campo sobre as terras
Impiedosos - roubando territórios de nossas mãos
Raiva jogando as vítimas no chão
Soldados mais jovens sem compaixão
Chorando sem fazer barulho"

Na metade do ano de 1099, o exército cruzado de Roma invadiu a cidade de Jerusalém e dizimou sua população. Cerca de 70 mil homens, mulheres e crianças, independente de crenças, foram mortos durante a batalha final da Primeira Cruzada. Entre as vítimas, estavam a esposa e os dois filhos do Caçador de Sombras.

The Shadow Hunter

"Tolice! Tolice! Profere o oráculo
Uma perseguição pelo vento

Sem sentido! Buscas sem sentido pela sabedoria
Tudo é vão, como sua caçada por sombras

Perdi meu orgulho, lutei em vão
Tive de achar razões para minha dor"

Desamparado com a morte de sua família, o Caçador de Sombras se transforma em um andarilho e, em meio a suas viagens pela Europa, acaba em uma taverna. Lá ele conhece uma prostituta, porém no momento em que ela iria vender seus serviços a ele, ao olhar em seus olhos percebeu que estava diante do escolhido. A meretriz se revela uma cigana, e propôs ler sua sorte nas cartas ao invés de consolá-lo pela morte da esposa. Segundo ela, o Caçador deve encontrar sua própria estrela da manhã para que as profecias do rabino tomassem forma, e que o amor só iria afastá-lo de seu destino.

O Caçador de Sombras segue sua viagem e, durante a conquista da Fortaleza de Xerigordon, vê-se obrigado a fugir do exército de Kilij Arslan. Ferido gravemente, ele desmaia antes de conseguir voltar para Constantinopla, e sonha com os pergaminhos perdidos nas ruínas do Templo de Salomão e das cavernas perdidas do Mar Morto.

No Pain For The Dead
 
"De pé ao lado de seu caixão
Os pensamentos se perdem
A vida é só um fardo

(...)

Não há mais dor para os mortos
Morrendo agora
As ampulhetas se acabam
Deixando esse mundo
Seu destino é..."

Talvez essa música em específico se encaixaria melhor se trocasse de lugar com a "The Shadow Hunter" no ordenamento de faixas desse álbuns, ou a falta de linearidade na história contada seja proposital, como em um flashback. Ela narra o momento em que o Caçador de Sombras enterrou sua esposa e seus filhos mortos no massacre de Jerusalém.

Winds Of Destination

"Pelos túneis do passado
Aprendendo dos segredos...
De todos os modos!
Segurando sonhos em mãos zelosas
Todos esses arquivos
Perdidos e desperdiçados
Em algum lugar nos campos de batalha"

Um quarto de século mais tarde, dois nobres europeus e sete cruzados foram designados para a tarefa de guardar o Templo de Salomão e receber os cristãos que visitavam o local sagrado. Sob o novo título de Templários, seu objetivo secreto era a restauração de uma religião universal, que apoiava a liberdade de pensamento intelectual. Nas ruínas do templo, foram encontrados por eles relíquias e manuscritos sobre a essência das tradições do judaísmo e do antigo Egito. Os Templários acreditavam que, para Deus, toda manifestação religiosa é a mesma, pois, no final das contas, todos somos igualmente guiados pelos ventos do destino.

Sprouts Of Time

"Frutos do tempo
As raízes evoluem
As sementes para o futuro
Foram espalhadas ontem
A colheita de amanhã
Nós plantamos hoje
Sua coroa para sempre durará
As árvores altas da vida"

O Caçador de Sombras inicia uma nova religião, e reúne fiéis para espalhar a sua palavra. A música conta como, na religião católica, fraternidade e paz foram semeadas nos corações dos sábios, porém caíram ao solo seco dos cegos, distorcendo seus ideais iniciais.

Morning Star

"Hora do amanhecer
Ilumina um novo começo
Nas sombras de seus olhos
Dói por dentro
Coração ferido está se curando
Afinal você sobreviverá"

Mais uma música de linearidade invertida, ela retorna ao momento em que o Caçador de Sombras foi ferido enquanto fugia das tropas de Kilij Arslan. Quando o ex-cruzado retoma sua consciência, dois irmãos muçulmanos o carregam em uma maca improvisada, e ele repara que o dia está coroando, pois consegue ver a Estrela da Manhã no céu. Essa estrela, apresentada com seis pontas, tem consigo uma cruz e um tridente, representando a união das três principais linhas de crenças europeias. Assim, a primeira profecia do rabino cego é cumprida. Entende-se que essa batalha em que o protagonista se feriu aconteceu antes de seu casamento, pois é a irmã desses dois muçulmanos, Laura, quem se torna esposa do Caçador de Sombras.

Late Redemption

"Viverei eu de novo?
Qual é a nova religião? Sim!
E o que deve ser o pão?
Realmente eu não me importo!
Jamais quero viver de novo
Nessa vã emoção
Acabou-se para mim!"

Em seus últimos momentos de vida, o Caçador de Sombras questiona suas crenças, suas ações, suas escolhas e suas convicções ao longo de sua vida. Ele espera a sua redenção tardia por Deus.

Gate XIII
Uma canção instrumental orquestrada. Simboliza as vidas que são consumidas para que novas vidas surjam, em um ciclo eterno em que cada ser vivo tem um papel a representar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário